Ampliada isenção do ICMS sobre veículos para pessoas com deficiência

Medida favorece ainda o representante legal ou assistente da pessoa com deficiência. Isenção beneficiará também pessoas com deficiência visual, intelectual e autistas

VerbaNet lança 2ª edição do livro “Guia de ICMS do Estado de Minas Gerais”
Imposto sobre produtos se mantém estável em relação ao último Natal
Minas Gerais anuncia alteração de regra de tributação do transporte de cargas

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em decisão, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (9), aprovou a ampliação da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na compra de veiculo zero km que abrange agora também pessoas com deficiência visual, intelectual e autistas. Antes, o benefício era apenas para pessoas com deficiência física, com autonomia para dirigir.

A medida, que começa a vigorar partir de janeiro de 2013 em todos os estados do País, favorece ainda o representante legal ou assistente da pessoa com deficiência, que também terá direito a isenção. O valor do veículo, incluídos os tributos, não pode ser superior a R$ 70 mil.

A medida de desoneração fiscal faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, lançado em novembro do ano passado, que promove a inclusão social e produtiva de cerca de mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, que corresponde a 23,91% da população brasileira. Ao todo, esse plano vai investir até R$ 7,6 bilhões em educação, saúde e acessibilidade na área até 2014.

COMMENTS