Ampliada isenção do ICMS sobre veículos para pessoas com deficiência

Medida favorece ainda o representante legal ou assistente da pessoa com deficiência. Isenção beneficiará também pessoas com deficiência visual, intelectual e autistas

SP aprova Lei que ataca a receptação de cargas roubadas
Minas Gerais anuncia alteração de regra de tributação do transporte de cargas
VerbaNet lança 2ª edição do livro “Guia de ICMS do Estado de Minas Gerais”

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em decisão, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (9), aprovou a ampliação da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na compra de veiculo zero km que abrange agora também pessoas com deficiência visual, intelectual e autistas. Antes, o benefício era apenas para pessoas com deficiência física, com autonomia para dirigir.

A medida, que começa a vigorar partir de janeiro de 2013 em todos os estados do País, favorece ainda o representante legal ou assistente da pessoa com deficiência, que também terá direito a isenção. O valor do veículo, incluídos os tributos, não pode ser superior a R$ 70 mil.

A medida de desoneração fiscal faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, lançado em novembro do ano passado, que promove a inclusão social e produtiva de cerca de mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, que corresponde a 23,91% da população brasileira. Ao todo, esse plano vai investir até R$ 7,6 bilhões em educação, saúde e acessibilidade na área até 2014.

COMMENTS