PSA Peugeot Citroën e Ford estudam nova geração de motores a diesel

Parceria entre as duas montadoras chega à sexta versão de propulsores movidos a diesel, que deverá se adequar às normas de emissão de CO2 Euro 6. Em dez anos, o Programa Gemini já fabricou 16,5 milhões de unidades

Combustível ficará mais caro em todo o País no dia 1º de agosto
ALE e Cummins fecham parceria para distribuir Arla 32 no Brasil
Mercedes-Benz lança pacote de eficiência para ônibus rodoviários

A parceria PSA Peugeot Citroën e Ford para a fabricação de motores a diesel, batizada de Gemini, anunciou o desenvolvimento de novos propulsores, em conformidade com a norma de emissão de CO2 Euro 6. Esta geração, cuja produção terá início em 2013, será destinada a veículos particulares e comerciais leves.

O projeto atua no segmento há dez anos, e, desde seu surgimento, já fabricou 16,5 milhões de motores a diesel, em cinco gerações diferentes. Atualmente, a parceria tem capacidade de produzir 3 milhões de unidades por ano. Para a pesquisa e desenvolvimento da sexta geração, serão investidos €$ 300 milhões, divididos igualmente entre as duas empresas. Além de redução nas emissões, o motor também apresentará melhores desempenhos.

Os motores a diesel da Gemini, usados em diversos modelos de automóveis no Brasil, são produzidos nas fábricas da Peugeot Citroën em Trémery e Douvrin, na França; nas filiais da Ford em Dagenham, no Reino Unido, e Chennai, na Índia; e na Volvo Cars, em Skövde, Suécia.

COMMENTS