Volvo e Sadia desenvolvem carreta especial para transporte de produtos frigorificados

Vanderléia frigorífica é o novo modelo que possui entre-eixo menor, tendo capacidade para transportar de dois a quatro pallets ou 5 toneladas a mais

Volvo entrega primeiros FH16 aos clientes brasileiros
Iveco transforma o Stralis para a Fórmula Truck
Ford Caminhões comemora atendimento de 50 mil motoristas em projeto de saúde bucal

carreta-sadia-volvo01

Uma ‘Vanderléia frigorífica’ é a nova composição de seis eixos que nasceu de um projeto entre a Volvo, a Sadia e fabricantes de implementos, direcionada ao transporte de produtos frigorificados.

A composição, que atende aos novos limites das dimensões e pesos definidos por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2007, tem capacidade para transportar até 30 pallets ou 33,5 toneladas. Em outras palavras, esses valores representam de dois a quatro pallets a mais que as congêneres substituídas, ou cinco toneladas a mais que uma composição frigorífica convencional.

Para conseguir essa otimização, os engenheiros diminuíram o entre-eixo (distância entre o eixo dianteiro e o eixo de tração) do cavalo mecânico, passando dos 3,5 ou 3,7 metros para apenas 3 metros.  “Com um entre-eixos menor, conseguimos a correta distribuição de cargas do caminhão conectado ao baú frigorificado de 15,5 metros, dentro dos atuais limites legais, o que permitiu aumentar o número de pallets que podem ser transportados”, explica Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo do Brasil.

carreta-sadia-volvo02

A solução 6×2 utilizada combina molas parabólicas “S” no eixo de tração com terceiro eixo suspensão pneumática, e contempla barra estabilizadora e amortecedores nos dois eixos, o que proporciona estabilidade e dirigibilidade indispensáveis num entre-eixos tão pequeno.

Apesar do espaço reduzido, a Volvo introduziu também novos tanques de combustível customizados para atingir a mesma capacidade de armazenamento dos veículos convencionais. “A Sadia tinha uma necessidade específica. Trabalhamos para desenvolver uma solução que pudesse atender a demanda integralmente”, conta o executivo.

De acordo com Rogério Kowalski, gerente de grandes frotas da Volvo, os transportadores Sadia já adquiriram 28 desses caminhões, modelo Volvo FH 6×2. A meta é atingir 81 unidades com essas características.

Por: Bruno Martins – Redação Portal Transporta Brasil

COMMENTS