Mercedes-Benz turbina sua presença no BRT do Rio de Janeiro

Mercedes-Benz turbina sua presença no BRT do Rio de Janeiro

Marca venceu 50 ônibus superarticulados de 23 metros de comprimento, com capacidade para transportar até 200 passageiros, totalizando 68 unidades nos últimos seis meses. Fabricante oferece pacote de manutenção para os veículos em aplicação severa nos corredores

Marcopolo entrega três ônibus Viale BRT para a Viação Canasvieiras, em Florianópolis (SC)
Primeiros ônibus com transmissões automáticas da Allison chegam ao RJ
Volvo vende 120 chassis biarticulados para o transporte público de Bogotá, na Colômbia

mercedes-brt-rio

A Mercedes-Benz acaba de reforçar sua presença no transporte de passageiros no Rio de Janeiro, com a venda de mais 50 unidades do chassi de ônibus superarticulado O 500 para o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da Cidade Maravilhosa. Os veículo serão operados nos corredores Transoeste e Transcarioca.

“Com essa nova venda, já são 271 ônibus Mercedes-Benz, entre superarticulados articulados e padrons que estarão em circulação no BRT do Rio de Janeiro, o que assegura melhoria da qualidade do transporte e da mobilidade urbana para população, turistas e o grande número de pessoas atraídas por mega eventos esportivos na cidade”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Na avaliação de Walter Barbosa, o superarticulado O 500 vem se consolidando cada vez mais como solução eficaz e rentável para o transporte coletivo de massa em sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas. “Com 23 metros de comprimento, quatro eixos e 4º eixo direcional, o superarticulado facilita as manobras, assegurando conforto e segurança para o motorista e usuários”, diz ele. “Para os operadores, o veículo garante alta capacidade de transporte com baixo custo operacional, atuando com eficiência tanto no pico quanto no entrepico da demanda de passageiros. Ou seja, o superarticulado é rentável ao longo de todo o dia, oferecendo capacidade para mais de 200 pessoas, dependendo do modelo e da configuração interna do salão de passageiros”.

Assim como acontece na cidade do Rio de Janeiro, os ônibus Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos principais sistemas de transporte coletivo urbano de grandes regiões metropolitanas, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. “Tanto no BRT, como em sistemas por corredores ou faixas exclusivas, nossa participação é extremamente expressiva. No primeiro quadrimestre de 2016, são 70% de participação da marca no segmento urbano no País”, informa Walter Barbosa. “Como exemplo, nos últimos três anos, comercializamos 1.000 unidades somente do superarticulado, sendo 90% para a cidade de São Paulo, onde o sucesso do veículo é cada vez maior”.

A Mercedes-Benz também tem aumentado sua participação nas vendas de ônibus como um todo. Apesar da atual retração do mercado no País, no primeiro quadrimestre deste ano, a Empresa manteve sua liderança no segmento acima de 8 toneladas, com cerca de 53% de market share, mais que o dobro do que foi obtido pelo segundo colocado.

COMMENTS