Ônibus Mercedes-Benz são os primeiros a circular no sistema BRT do Rio de Janeiro

Montadora entregou 49 chassis articulados O 500 MA para a Auto Viação Jabour e 42 para Expresso Pégaso para uso no novo sistema de transporte carioca

Mercedes-Benz turbina sua presença no BRT do Rio de Janeiro
Marcopolo lança Gran Viale BRT na Colômbia
Scania fornecerá ônibus para nova linha de sistema de BRT no México

Os ônibus articulados Mercedes-Benz são os primeiros a entrar em operação no sistema BRT Transoeste da cidade do Rio de Janeiro, inaugurado hoje (06). O trecho inicial, com extensão de aproximadamente 40 quilômetros e cerca de 30 estações interliga o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca ao Terminal Santa Cruz.

O Transoeste deverá ser concluído totalmente no segundo semestre deste ano, indo da Barra até Santa Cruz a Campo Grande. Serão 53 estações BRT, interligando sete bairros. Com 56 quilômetros, esse sistema viário, pretende diminuir em 50% o tempo gasto no trajeto, beneficiando cerca de 220 mil pessoas diariamente.

A Mercedes-Benz realizou a venda de 91 chassis de ônibus articulados O 500 MA para uso no sistema Transoeste. Foram 49 unidades para a Auto Viação Jabour (com carroçaria Viale BRT da Marcopolo) e 42 para o Expresso Pégaso (carroçaria Mega BRT Neobus). Os veículos vão entrar em operação, gradativamente, até o segundo semestre. Chamado de “Ligeirão”, esses novos ônibus articulados têm capacidade de transporte para até 145 passageiros.

Veículo da nova linha de ônibus da Mercedes-Benz, o O 500 MA conta com a tecnologia BlueTec 5, atendendo ao PROCONVE P-7.

“A maioria das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, gerente de Marketing BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

COMMENTS