Rodoviário

Contran prorroga para 2017 prazo para veículos adotarem modelo de placas no padrão Mercosul

Modelos serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2017 para os veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria

06/5/2015

13h55

Redação

Entre em contato

placa-mercosul-brasil

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União do dia 30/4 a Resolução Nº 527 que prorroga para 2017 o prazo para veículos adotarem o modelo brasileiro de placas no padrão Mercosul. Antes, a data limite para adequação era 1º de janeiro de 2016.

Com as alterações, as novas placas serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2017 para os veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria.

O conselho também determinou que o credenciamento das empresas responsáveis pela fabricação das placas ficará suspenso para reavaliação dos requisitos necessários estabelecidos pelo Mercosul.

A proposta adotada pelos cinco países do bloco econômico foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). A placa terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que possibilitará a inibição de clonagem do veículo.

  • CONTEÚDO DE REFERÊNCIA
  • Publicidade

  • Articulistas

    Brasil necessita de soluções e pensamento estratégico para alavancar setor de transporte logístico

    Edésio de Campos Horbylon Neto é diretor superintendente da 3T Systems, do Grupo José Alves. Graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, possui especialização MBA em Estratégias de Gestão em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O executivo acumula passagem na Autotrac, Texaco do Brasil e Xerox do Brasil.

    Fraude no Controle de Emissões de Veículos Diesel cresce no País

    Artigo exclusivo do diretor da AFEEVAS, Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul, para o Portal Transporta Brasil, alerta para o problema da pirataria para driblar o uso do Arla 32

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook