Contran prorroga para 2017 prazo para veículos adotarem modelo de placas no padrão Mercosul

Modelos serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2017 para os veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria

Contran proíbe faróis de gás xenônio em veículos
Arrecadação com IPVA alcançará marca de R$ 32,7 bi neste ano
Comissão da Câmara rejeita bafômetro como equipamento obrigatório nos veículos

placa-mercosul-brasil

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União do dia 30/4 a Resolução Nº 527 que prorroga para 2017 o prazo para veículos adotarem o modelo brasileiro de placas no padrão Mercosul. Antes, a data limite para adequação era 1º de janeiro de 2016.

Com as alterações, as novas placas serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2017 para os veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria.

O conselho também determinou que o credenciamento das empresas responsáveis pela fabricação das placas ficará suspenso para reavaliação dos requisitos necessários estabelecidos pelo Mercosul.

A proposta adotada pelos cinco países do bloco econômico foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). A placa terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que possibilitará a inibição de clonagem do veículo.

COMMENTS