Fenatran 2013 abre as portas com as principais novidades do transporte rodoviário

Fenatran 2013 abre as portas com as principais novidades do transporte rodoviário

Durante cinco dias, maior evento de transporte rodoviário de cargas do continente mostrará as maiores inovações e tendências do segmento

Grupo Mirassol ingressa no mercado com três frentes
Sinotruk Brasil se habilita ao Inovar-Auto
Programa do governo do MS prevê restauração de mais de 800 km de rodovias

fenatran-2013-dentro

Começa hoje (28/10) a 19ª Edição da Fenatran, maior evento do segmento do transporte rodoviário de cargas da América do Sul. Até o dia 1º de novembro, as mais recentes novidades das principais montadoras de caminhão que atuam no Brasil estarão expostas ao público no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). A entrada é gratuita para profissionais do setor pré-credenciados pelo site do evento.

No domingo (27/10), a feira foi aberta com exclusividade para a imprensa. Confira abaixo os principais destaques apresentados pelas montadoras na ocasião:

Iveco

A companhia destacou a nova geração Tector Economy, bem como o extrapesado Stralis Hi-Way, seu principal lançamento do ano. Outro destaque foi o lançamento da Geração Tector Economy, que apresenta reduções de até 5% no consumo de combustível com duas novas versões do semipesado: 15 toneladas e Stradale, com motor de 300 cavalos.

Três novos caminhões também foram lançados: o Tector Attack 280, o off-road Trakker de entrada e o Stralis Ecoline de 9 litros com câmbio automatizado de série.

Volvo

O principal destaque da montadora é o FH16, o caminhão mais potente do mundo, com um motor de 16 litros e 750cv, indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis.

A Volvo também está exibindo os seus novos caminhões VM. Além dos novos modelos 4×2, 6×2 e 6×4, agora a empresa produzirá nas configurações 8×2 e 8×4.

Além disso, a empresa está expondo o primeiro caminhão movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) e a diesel que está sendo testado no Brasil: um FM 460cv, movido com aproximadamente 70% GNL e o restante a diesel.

Ford

A Ford Caminhões apresentou a nova Transit 2014, antecipando a nova tendência de design da linha de vans da marca. A empresa também mostrou o lançamento do Cargo 1119, além da renovação do Cargo 816.

A linha de caminhões novos também conta com os extrapesados Cargo 2842 e Cargo 2042, que acabam de chegar ao mercado brasileiro. A linha Ford Cargo 2014 na Fenatran se completa com os novos modelos para as chamadas aplicações vocacionais: o Novo Cargo 1719 para o transporte de bebidas, o Novo Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos, o Novo Cargo 2629 betoneira e o Novo Cargo 2429 com caixa de nove marchas.

Outro importante anúncio importante da companhia foi sobre a motorização de todos os seus modelos de caminhões que está apta a operar com Diesel B20, novo combustível brasileiro com a adição de 20% de biodiesel.

Scania

A Scania lança ao mercado um novo conceito de solução de transporte, o Streamline, em que produtos e serviços são oferecidos juntos para o cliente. O Scania Streamline está disponível para as cabines rodoviárias G, R e R Highline. Segundo a companhia, o produto representa uma busca da melhoria contínua, um conceito Scania de evolução de produtos, suportado por quatro pilares: economia de combustível, disponibilidade, desempenho e foco no motorista.

A marca aproveita o lançamento para mostrar a quarta geração de câmbio Scania Opticruise, que possui novo sistema de lubrificação e nova função de condução: Modo Econômico. A fabricante também apresentou o novo R 620 8×4, com capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o novo P 310 6×4.

Mercedes-Benz

A montadora anunciou que investirá cerca de R$ 1 bilhão entre 2014 e 2015 em suas fábricas de caminhões e ônibus no Brasil. Verba será destinada à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, nacionalização da linha de caminhões extrapesados Actros, otimização de processos e modernização de áreas de produção, entre outras.

A grande novidade que a companhia trouxe para a feira foi o Actros 4160 AK SLT, equipado com motor V8 de 598 cv e 2.800Nm. Com tração 8×8, o veículo tem capacidade máxima de tração de 250 toneladas.

Entre os outros expostos destacam-se o caminhão leve Accelo 1016 com 3º eixo, único VUC com capacidade para transportar 13 toneladas e o primeiro do segmento de leves com ABS de série, juntamente com o Atego 2430 Econfort, primeiro semipesado a receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift.

MAN Latin America

A MAN Latin America apresenta ao longo desta semana 14 novos produtos, com destaque para os cavalos mecânicos produzidos pela empresa.

A linha ganha mais potência, com os modelos Constellation 19.420, 25.420 e 26.420. Além do mo¬tor Cummins de 420 cavalos, os veículos chegam equipados com a transmissão automatizada de série V-Tronic. Os mo¬delos Volkswagen de 330 e 390 cavalos também poderão ser equipados com a transmissão.

A versão leito teto baixo da cabine Constella¬tion completa as novidades da linha. A avant première da feira fica com o cavalo mecânico TGX 29.480 6×4, com previsão de lançamento para meados de 2014. O veículo será o mais potente de toda a linha.

DAF

Empresa apresentou o XF105 fabricado no Brasil e mostrou as futuras linhas CF e LF. A fabricante recém-instalada no País marca presença na feira com o modelo extrapesado XF105, fabricado na unidade de Ponta Grossa (PR), o pesado CF e o semi-pesado LF.

A fabricante trouxe também o Super Space Cab, a maior e mais espaçosa cabine da marca, que estará disponível em 2014.

Fiat

A Fiat Automóveis apresenta o Novo Uno Furgão e o Novo Fiorino, inteiramente renovado e mais moderno. Outro destaque da marca é o recém-lançado Fiat Strada com sua exclusiva terceira porta.

O Novo Uno Furgão recebeu novas motorizações, agora com propulsores 1.0 e 1.4 EVO Flex. Já o Novo Fiorino contará com novo design a partir da versão 2014 e será lançado no final de novembro no mercado brasileiro.

Renault

A empresa mostrou seus novos comerciais leves e anunciou mais uma venda de Kangoo Elétrico no País. O Kangoo está disponível em duas versões de série, com e sem porta lateral, e duas opções de transformações: ambulância simples remoção com porta lateral e isotérmico sem porta lateral. Entre os destaques também está o Kangoo Z.E., furgão 100% elétrico. Na coletiva, a Renault anunciou a venda de seis unidades do modelo para a FedEx.

Hyundai

O carro-chefe da marca na feira é o HD78 4X4, uma adaptação do comercial leve HD78, equipado com motor Euro 5, tração integral nas quatro rodas e tecnologias desenvolvidas exclusivamente para este veículo. Seu grande diferencial é a capacidade de carga, com o PBT (peso bruto total) de 7800 kg.

A empresa exibe também o comercial leve HR. A marca aperfeiçoou o conforto, a conveniência ao agregar no modelo vidros com acionamento elétrico e câmbio manual com 6 velocidades.

COMMENTS