Primeiro aeroporto privado do Brasil será construído no extremo sul da cidade de São Paulo

Primeiro aeroporto privado do Brasil será construído no extremo sul da cidade de São Paulo

Aeródromo receberá cerca de R$ 1 bilhão em investimentos e deverá iniciar suas operações até o fim do ano que vem

United Airlines recebe primeiro Boeing 787 Dreamliner
45% dos passageiros do transporte aéreo brasileiro recebem entre dois e dez salários mínimos
NASA testa protótipo de avião com dez motores elétricos

aerodromo-parelheiros

O primeiro aeroporto privado do Brasil, responsável por operar voos da aviação geral (pousos e decolagens de jatos executivos e companhias de taxi aéreo), será construído no bairro de Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo. A obra foi autorizada nesta quinta-feira, 25/7. O aeródromo, sob responsabilidade da Harpia Logística, receberá cerca de R$ 1 bilhão em investimentos e deverá iniciar suas operações até o fim de 2014.

“O modal de transporte que mais cresce é o modal aeroviário, cresce muito mais do que o PIB. A iniciativa privada é mais rápida, é importantíssima hoje e para o futuro. Há décadas não temos um aeroporto novo na região. Os aeroportos que nós temos têm limitações”, disse o governador Geraldo Alckmin, durante evento realizado no escritório da Presidência da República, na capital paulista.

O aeroporto terá aproximadamente quatro milhões de metros quadrados, uma pista de 1.830 metros – extensão superior à de Congonhas ou Santos Dumont – e poderá receber até 156 mil pousos e decolagens por ano. Ainda serão criados 33 lotes destinados à implantação de hangares, com 491 mil metros quadrados de área.

Haverá infraestrutura para receber voos internacionais. Os órgãos responsáveis por autorizar a operação internacional, entre eles a Receita Federal, Polícia Federal e Anvisa, estão sendo consultados. O local também contará com heliponto, torre de controle, terminal de passageiros, forte esquema de segurança e centro comercial.

COMMENTS