Inicie 2009 com objetivos bem definidos

As empresas que têm objetivos estratégicos definidos necessitam de compatibilizá-los com seus líderes, e estes com seus colaboradores, para que eles sejam atingidos

Urgente, mas pode sair caro
A Meta
Qual o benefício da lei do Tempo de Direção para o transporte de cargas e passageiros nas rodovias?

As empresas que têm objetivos estratégicos definidos necessitam de compatibilizá-los com seus líderes, e estes com seus colaboradores, para que eles sejam atingidos.

É aí que muitas vezes aparecem às incongruências entre os objetivos pessoais dos colaboradores e os da empresa.

Como compatibilizá-los e obter sucesso?

– Em primeiro lugar, é bom saber que para obter sucesso é necessário aprender COMO definir bons objetivos.

Pensar com clareza no que se quer é importantíssimo, (uma das falhas é que sempre queremos tudo, ou, na maioria das vezes somos genéricos ou prolixos demais). Assim o nosso cérebro não entende exatamente o que queremos, prova disso, é que muitas vezes abandonamos nossos próprios objetivos, e acabamos nos sentindo frustrados.

Abaixo, vou dar algumas dicas para que definam e especifiquem eficazmente seus objetivos:

  • Inicie avaliando seu estado atual fazendo uma retrospectiva do ano passado, pense nas suas conquistas, no que não aconteceu e com eles aonde chegou.
  • Agora faça uma comparação de como está agora e aonde quer chegar e especifique seus objetivos;
  • Utilize verbos de ação, nosso cérebro não registra palavras como eu preciso, eu tenho, eu poderia.
  • Se ao pensar, vier mais que um objetivo, enumere-os, depois os analise se são o que realmente deseja e se é o melhor para você;
  • Estabeleça AONDE quer chegar, feche os olhos e transporte-se ao estado desejado. Imagine-se desfrutando dos benefícios deste objetivo JÁ realizado e responda para si próprio:

a.Como se sente nestas conquistas?
b.Quais são os resultados que alcançou?
c.O que você ouve ao conquistar suas metas?
d.É isso que realmente deseja? Se sim, passe para o próximo passo;

  • Determine o tempo. È importantíssimo para a sua realização determinar quanto tempo precisa para atingir esse objetivo! (sempre partindo do seu estado atual).
  • Todo objetivo deve ser ambicioso, porém, realista, ou seja, ser capaz de ser atingido. Senão, estará se planejando para a frustração!
  • Agora que já sabe onde está, como está e aonde quer chegar, faça um plano de ação seguido de cronograma, especificando as metas durante os meses do ano.
  • Divulgue e externalize de forma clara para todas as pessoas envolvidas, pois, são elas quem irão lhe ajudar a conquistar as metas.
  • Para finalizar, é imprescindível estabelecer sistemas de medição, estabeleça formas de revisão; mensal, bimestral ou trimestral para acompanhamento e controle, segundo seu plano de ação.
  • Revise frequentemente suas metas e alinhe-as ao momento atual com o estado desejado.

Este é um excelente recurso para iniciar 2009 com metas pessoais e profissionais bem definidas e planejadas. O sucesso é garantido!

Brilhe em 2009 com muito sucesso em todos os sentidos de suas vidas!

Sonia Maluf, especialista em Recursos Humanos e Marketing
soniamaluf@transportabrasil.com.br

sonia3

Visite o perfil da articulista

É proibida a reprodução do conteúdo deste artigo em qualquer meio de comunicação,eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Portal Transporta Brasil. As opiniões emitidas nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Portal Transporta Brasil.

COMMENTS