Empresa de logística da Yamaha testa caminhão elétrico da VW

Empresa de logística da Yamaha testa caminhão elétrico da VW

Modelo e-Delivery de 11 toneladas vai rodar no transporte de motocicletas e motores de popa da marca na Região Metropolitana de São Paulo

Memorial da Segurança do Transporte reabre as portas para visitas em Curitiba (PR)
Clube da Estrada recebeu multidão de caminhoneiros ano passado
Volkswagen fica mas perto de fabricar caminhões elétricos no Brasil

A Yamalog, empresa de logística da Yamaha, vai iniciar um projeto piloto com o caminhão e-Delivery de 11 toneladas da Volkswagen. O veículo será usado na Região Metropolitana de São Paulo para transportar motocicletas e motores de popa fabricados pela empresa.

Segundo a empresa, o objetivo do projeto é buscar ganhos de eficiência, além de ter um veículo ambientalmente sustentável, com zero emissão de poluentes. “Apenas no primeiro mês de operação, o caminhão apresentou redução de aproximadamente 30% nos custos de recarga em comparação ao abastecimento de um veículo a combustão de porte semelhante. No mesmo período, estimamos uma redução de 906 quilos na emissão de gás carbônico (CO₂)”, diz Fernando Carvalho, gerente de distribuição da Yamalog.

O projeto também trouxe impactos positivos para a rotina das entregas. “Por ser elétrico, opera com menos ruído, contribuindo para a qualidade de vida de motoristas e ajudantes durante a operação. É uma ação que une sustentabilidade e bem-estar coletivo”, conta Erick Leite, supervisor de Logística da Yamalog em São Paulo.

A Yamalog quer ampliar o uso de veículos elétricos de carga em suas operações nos próximos anos, com meta de ter 20% de sua frota eletrificada em até três anos.

Ferramenta certa para o trabalho

O e-Delivery de 11 toneladas tem Peso Bruto Total de 11.400 kg e capacidade de carga útil de até 6,8 toneladas. Ele tem motor JJE / SD460, fabricado pela Jin-Jing Electric em Pequim, na China, com potência equivalente a 280 cavalos e torque de até 2.300 Nm. A transmissão é automática.

O eixo dianteiro é o Dana SAO36S e o eixo motriz, traseiro, é o Cummins Meritor MS 08-125. A suspensão dianteira tem molas parabólicas com amortecedores hidráulicos de dupla ação. As baterias são de íons de lítio.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Siga o nosso perfil no Instagram!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS