A Scania, assim como todas as fabricantes de caminhões em atuação no Brasil, é parceira e participa do Programa Move Brasil, iniciativa do governo federal que disponibiliza R$ 10 milhões via BNDES para o financiamento a juros baixos de caminhões novos e usados para empresas de transporte, cooperativas e caminhoneiros autônomos.
Neste domingo, dia 08 de fevereiro, a empresa recebeu em sua concessionária Codema, em Guarulhos, o vice-presidente da República e ministro do Comércio, Indústria e Desenvolvimento Geraldo Alckmin, principal porta-voz e artífice do programa. “O programa já liberou quase R$ 2 bilhões em crédito para a aquisição de caminhões, recursos que contribuem diretamente para o fortalecimento da logística nacional e avanços ambientais no setor de transporte”, disse o vice-presidente Alckmin.
Avanços na Scania
Segundo a Scania, até o momento, mais de 280 financiamentos foram contratados por meio do MoveBR, via Scania Banco, sendo cerca de 70% das operações destinadas a empresas micro, pequenas e de médio porte. “O Scania Banco é a solução financeira oficial da Scania para atender ao Move Brasil. Com os juros reduzidos é possível ter parcelas de financiamento menores proporcionando um incentivo à adesão do programa. Aliados ao apoio operacional da rede de concessionárias, reforçamos o compromisso da Scania com a renovação das frotas e com uma transição mais eficiente e sustentável”, diz Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Sempre é bem-vindo um apoio para o cliente do transporte de cargas. É possível que este fomento ajude o mercado a ter um 2026 melhor, e já está destravando muitos negócios. Vamos acompanhar mês a mês os resultados.”
Crescimento para os pequenos

Uma história que se destaca neste programa é o caso da Boaventura Transportes, que realiza operações para o e-commerce e com cargas variadas. A transportadora, de pequeno porte, conseguiu financiar um modelo Scania semipesado P 280 6×2 via Move Brasil que será usado no e-commerce em uma rota entre São Paulo e Rio de Janeiro.
O caminhão é o décimo primeiro Scania da frota do cliente, que tem sede em Santa Isabel (SP) e 20 anos de mercado. Orlando Boaventura, diretor da Boaventura Transportes, disse que buscou um veículo com conforto, segurança e economia de combustível. “O programa chegou em boa hora, sem dúvida. O país precisa de incentivo e de renovação das frotas de caminhões. Como disse o vice-presidente, o programa não atende apenas quem compra o zero km, mas também os veículos de até 11 ou 12 anos. Esse fator gira o mercado, pois quem vende o seminovo pode comprar um novo, e, consequentemente, vai renovando as frotas. Ou seja, propicia oportunidades para todos”, disse Orlando Boaventura.
Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br
Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil
+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Siga o nosso perfil no Instagram!
Agência Transporta Brasil – ATB


COMMENTS