Volvo na Agrishow 2024: manutenção extrema para os caminhões que trabalham na cana

Volvo na Agrishow 2024: manutenção extrema para os caminhões que trabalham na cana

Um dos destaques da participação da Volvo na maior feira do agro brasileiro foi a manutenção dedicada aos caminhões in loco

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Que caminhão não pode ficar parado todo mundo sabe. Agora, no agro, o negócio vai ficando sério: são milhões e milhões de reais investidos nas operações e, em casos como as plantações de cana, quando tudo é sazonal e a colheita tem que acontecer com a máxima capacidade possível, caminhão quebrado vira um problema maior ainda.

Em sua participação na Agrishow deste ano, a feira do agro que movimenta cifras gigantescas ocorrida em Ribeirão Preto, a Volvo Caminhões destacou ao público sua estrutura de atendimento ao setor sucroalcooleiro, um dos motores da economia brasileira.

As plantações de cana de açúcar são importantíssimas não somente porque o Brasil é um dos maiores produtores desta cultura no mundo, mas também por representarem uma biomassa em alto volume, capaz de gerar tanto alimentos quanto combustíveis verdes e renováveis, muito além do etanol que conhecemos, mas também passando pelo o E2G (etanol de segunda geração), o SAF (Combustível de Aviação Sustentável) e o Hidrogênio Verde.

Os caminhões são ferramentas cruciais para movimentar toda a operação da cana, desde o plantio, passando pelo manejo e culminando na colheita. Por isso, a Volvo tem uma atenção especial para a manutenção dos caminhões de seus clientes nos canaviais e nas usinas de etanol e açúcar.

A empresa oferece a clientes especiais, de grande volume, o serviço Volvo Extreme Services (serviços extremos Volvo), que consiste em um atendimento especializado com estrutura local para garantir a disponibilidade dos caminhões. “É um serviço para atender a clientes com necessidades específicas que precisam de altíssima produtividade”, explica o gerente comercial de serviços da Volvo no Brasil, Felipe Battistella. Ele conta que o Volvo Extreme Services reúne uma estrutura completa para reforçar o suporte às frotas que trabalham nas condições severas da zona rural.

“Estas operações demandam um suporte especializado para garantir mais desempenho e disponibilidade dos caminhões. São atividades que funcionam muitas vezes 24 horas por dia, sete dias por semana. Durante a safra, os veículos precisam rodar o maior tempo possível. Os veículos do setor sucroalcooleiro rodam muito tempo, parando praticamente só para abastecer, trocar de motorista e fazer manutenção”, diz o executivo.

Oficinas dedicadas

Na prática, os serviços extremos da Volvo consistem em equipes e estrutura dedicadas que oferecem mecânicos, mecatrônicos e consultores que podem trabalhar diretamente no local do cliente, literalmente construindo uma oficina só para aquela operação, dependendo do número de caminhões a serem atendidos. No serviço, a Volvo fornece os profissionais, o ferramental e o estoque de peças, que ficam disponíveis dentro das operações.

Na realidade, esta não é uma novidade, mas a Volvo reformulou o serviço e criou uma equipe nacional de representantes para atender a todas as regiões canavieiras no Brasil inteiro. O Volvo Extreme Service pode ser personalizado, dependendo das necessidades do transportador: pode ser apenas uma visita diária de um mecânico; um mecânico residente na operação; mais de um mecânico e um contêiner no lugar; até uma mini concessionária em instalações do cliente, com tudo o que seja necessário. Além disso, é possível customizar para outros segmentos vocacionais como florestal, mineração e construção.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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