Testamos a Iveco Daily automática na estrada e na cidade

Testamos a Iveco Daily automática na estrada e na cidade

Modelo com transmissão automática de oito velocidades apresenta um novo patamar de conforto na linha de comerciais leves da Iveco

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É tempo de um novo padrão de conforto para quem faz coletas e entregas em vans e comerciais leves nas grandes cidades do Brasil. O tão falado “boom” do e-commerce no pós-pandemia tem se sustentado e realmente a demanda por novos veículos tem feito com que várias marcas fizessem lançamentos de vans, furgões e chassis-cabines voltados para este mercado.

A Iveco, que tem uma tradição forte de anos com sua família Daily, lançou a primeira chassi-cabine fabricada no Brasil com transmissão automática, o modelo Daily Hi-Matic 35-180 e surpreendeu o mercado.

Nós tivemos a oportunidade de testar o modelo, uma versão implementada com baú de alumínio, pelas ruas da Região Metropolitana de São Paulo e em um trajeto até o interior, com destino à cidade de Campinas.

A Daily Hi-Matic é equipada com transmissão ZF 8HP, automática e com conversor de torque, de oito velocidades. Esta caixa é usada por diversos veículos mundo afora, tanto em sedãs de pequeno porte, como os carros da Série 3 da BMW e o Alfa Romeo Giulia, quanto em clássicos luxuosos das marcas Bentley e Rolls-Royce, passando por grandalhões como a picape RAM 1500 TRX americana e o Jeep Grand Cherokee Trackhauk. É uma caixa com uma reputação de respeito.

No modelo da Iveco, que tem Peso Bruto Total de 3,5 toneladas, e que por isso pode ser conduzido por motoristas habilitados com CNH Categoria B, a caixa é superdimensionada, pois seu projeto suporta aplicações de até 7 toneladas.

A Daily Hi-Matic traz um aumento na potência do motor, que é o FPT F1C VGT Turbodiesel de quatro cilindros com a nova potência de 180 cavalos. Com a caixa automática ZF, o veículo chega a um torque máximo de 430 Nm.

Uma rodagem tranquila, mas esperta

Testamos o veículo inicialmente pelas ruas de São Paulo, São Caetano do Sul e Santo André em horários de pico e com grande movimentação. O baú de alumínio estava com 600 quilos de lastro. Ao arrancar já é possível perceber o bom ajuste entre o motor FPT e a caixa automática. O acionamento é feito por uma alavanca simples que fica no mesmo local da alavanca das versões manuais, acoplada ao painel. Basta selecionar a opção D (Drive) e sair dirigindo. A cabine tem uma boa acústica, o que traz mais conforto ao motorista.

Ao arrancar, a Daily automática desenvolve boa velocidade com agilidade, mas existe uma programação na caixa que não permite acelerações bruscas. Afinal, estamos em um veículo comercial que prioriza a eficiência do uso do combustível.

As trocas de marchas durante a tocada na cidade são muito suaves e “espertas”. A caixa percebe quais são as condições do trecho que o veículo se encontra e seleciona as marchas imediatamente. Se o motorista frear ou reduzir muito a velocidade, rapidamente a transmissão faz as reduções, o que dá uma segurança para a operação. Além disso, as reduções evitam o uso dos freios de serviço, economizando as pastilhas. O veículo é equipado com caixa de direção tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica. Bastante leve e fácil de conduzir.

Para privilegiar a economia de diesel, a Daily Hi-Matic tem um modo econômico do que não precisa ser acionado e que funciona por meio da caixa de transmissão: ela trocando as marchas sempre da melhor maneira possível, no giro ideal, para economizar combustível.

Na rotina de trabalho nas cidades e também em viagens rodoviárias curtas, certamente em algum momento o motorista vai precisar que o veículo entregue uma potência extra, seja para fazer uma ultrapassagem segura, seja para subir uma rampa, por exemplo. Para isso, a Daily Hi-Matic oferece o Power Mode, que pode ser acionado por um simples toque para a direita na alavanca de câmbio. Uma luz no painel vai indicar que o modo foi acionado e toda a potência do motor FPT de 180 cavalos estará à disposição.

Quando o motorista aciona o pedal do acelerador até o fundo, a caixa de transmissão inteligente do Daily Hi-Matic entende que o veículo precisa de mais torque e potência e faz a redução da marcha para que o veículo tenha mais performance, seja para uma arrancada rápida ou para uma ultrapassagem.

O Daily Hi-Matic traz também algo interessante para quem faz muitas entregas por dia: quando o motorista para o veículo e tira o pé do freio, removendo o cinto de segurança, o câmbio automaticamente entra no modo de estacionamento (park) e aciona a parada automática, assegurando que o veículo vá ficar parado.

Quando o veículo precisa parar e retomar a viagem rapidamente, se o motor estiver em rotação de até 800 rpm, ele entra no Creep Mode, que faz com que ele se movimente lentamente com o torque natural do câmbio, o que facilita manobras como a entrada em docas ou as balizas em vagas apertadas. Isso aumenta a precisão da tocada e permite que o motorista faça os movimentos com calma e segurança, sem trancos ou sobressaltos.

Na estrada, a Daily também cumpre bem seu papel. Trafegamos pela Rodovia dos Bandeirantes, rumo a Campinas, no interior, uma rodovia que tem como limite de velocidade 120 quilômetros por hora. Na viagem, utilizamos o controle de cruzeiro deixando a média em 110 km/h e andando pelas faixas da direita. Quando a Daily precisa retomar a força para chegar à velocidade maior, seu sistema eletrônico oferece uma aceleração suave e gradual, sem subir muito os giros, priorizando a economia de diesel.

Falando em economia, no circuito misto que fizemos, rodando um total de 325 quilômetros, a média final ficou em 8,6 quilômetros por litro.

No quesito conforto interno, a Daily nova também traz algumas boas notícias. Os bancos estão bem confortáveis, apesar de a posição de direção de vans chassi-cabine não permitirem muito espaço. Ela acomoda bem três ocupantes. O ar-condicionado é digital e funciona muito bem e o sistema de entretenimento de bordo traz uma pequena central multimídia incorporada ao painel com diversas funcionalidades, incluindo possibilidade de espelhamento de smartphones via cabo USB, permitindo o uso de navegadores, como o Waze, tanto no sistema Apple quanto Android.

Um motorista chega a trocar de marchas mais de três mil vezes em um dia de trabalho em uma van com transmissão manual e a experiência que a Daily Hi-Matic traz realmente representa um grande diferencial com seu esperto e eficiente câmbio automático.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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