O Actros caçula representa com pacote tecnológico

O Actros caçula representa com pacote tecnológico

Testamos em rodovia o Mercedes-Benz Actros 2045, versão mais leve da família do caminhão digital da marca da Estrela

Fretebras movimentou mais de R$ 18 bi em fretes no primeiro trimestre de 22
Braspress inicia operações de transporte para a Bolívia
Acessório de caminhão é coisa séria: mega loja da SVD em Curitiba é prova disso

A família Actros ganhou em 2019 uma das maiores atualizações tecnológicas que a Mercedes-Benz já fez em sua linha de caminhões na história, recebendo painéis totalmente digitais, controles eletrônicos de luzes, nova conectividade e sistemas de condução semi autônoma e de segurança bastante avançados. Foi naquele lançamento que os Actros passaram a sair de fábrica todos com o sistema ABA 5 de frenagem de emergência e controle de cruzeiro preditivo.

Cavalinho digital

De lá para cá, bastante coisa mudou: o painel do caminhão foi atualizado e modernizado na chegada da era Euro 6, o sistema de câmeras digitais MirrorCam, que substitui os espelhos retrovisores, pulou de geração e tem agora haste mais curta e tela mais definida, com maior visibilidade de todo o exterior, e o ABA 5 já não é equipamento de série, mas os veículos, continuam surpreendendo com seu pacote tecnológico digital.

Desta vez, nossa reportagem foi conhecer de perto, na operação rodoviária, o irmão caçula da família Actros, o mais leve dos modelos, o cavalo mecânico “toco”, ou seja com configuração de eixos 4×2 Actros 2045, feito para aplicações de cargas industriais, cegonha e cargas em geral para carretas de até três eixos.

O modelo que testamos tem suspensão pneumática com controle de elevação de fácil operação na mão do motorista e estava equipado com o pacote completo de luxo e tecnologia. Para começar, o destaque é o controle de cruzeiro preditivo ACC, que utiliza radar e câmera para fazer funcionar o sistema de frenagem de emergência ABA 5 e oferece uma condução tranquila por meio do “piloto automático preditivo”, que mantém a distância requerida dos veículos da frente, acelerando e freando o caminhão automaticamente. Além disso, o caminhão conta com controle de tração, sistema de freio com gerenciamento eletrônico, distribuição eletrônica de frenagem, ABS e assistente de partida em rampa.

O painel da versão Euro 6 do caminhão, fabricada em 2024, é totalmente eletrônico e traz o cluster digital com maior área de visualização, com mais de 10 polegadas. Todo o painel é customizável por meio dos controles do volante e da central multimídia, ao lado.

O pacote de conforto do veículo é o Style Line, topo de linha da Mercedes-Benz, que inclui cama beliche com colchão premium, geladeira de bordo de 25 litros, acabamento exclusivo, iluminação interna especial, ar-condicionado digital, climatizador de cabine, volante multifuncional, carregador de celular por indução, revestimento dos bancos em tecido e banco do motorista com 12 regulagens, com apoio lombar e modo de massagem.

Trem de força Euro 6

Na nova versão Euro 6, o Actros 2045 vem equipado com motor Mercedes-Benz OM 460 de 449 cavalos de potência a 1.600 giros que desenvolve um torque máximo de até 2.200 Nm a 1.100 rpm. O sistema de pós-tratamento utiliza Arla 32 e conta com injeção dupla do agente redutor, além de filtro de partículas.

O Peso Bruto Total Combinado do caminhão é de 45.100 quilos e nosso teste foi realizado com lastro e peso de balança, ou seja, totalmente carregado, em uma carreta sider de três eixos, rodando com mais de 40 toneladas no total. A motorista da Mercedes que realizou o teste conosco foi a Julianni Sanchez, profissional experiente do time de demonstração da fábrica que integra o Movimento A Voz Delas, que trabalha por mais inclusão e melhores condições de trabalho para as mulheres do transporte. Ela contou que o caminhão tem comportamento muito tranquilo na rodovia, com operação fácil e muitos recursos disponíveis à mão.

Esta versão do Actros tem freio motor Top-Brake de três estágios e o freio retarder é opcional, não está presente. A transmissão é a Mercedes-Benz Powershift 3 Advanced G291, automatizada, de 12 velocidades, sem pedal de embreagem, que, segundo a fabricante, realiza as trocas de marchas 40% mais rapidamente que a versão anterior.

No trem de força Euro 6, a Mercedes promete um consumo 8% menor que as versões anteriores Euro 5. Este caminhão tem tanque de diesel principal de 535 litros e auxiliar de 320 litros de capacidade e tanque de Arla de 75 litros. Para completar, esta versão do Actros 2045 tem o sistema de retrovisores digitais MirrorCam de nova geração, que conta com hastes mais curtas e nova configuração de imagens. Além de funcionar como um retrovisor digital, o sistema faz apontamentos nas telas, com marcações gráficas, mostrando o alinhamento da carreta e os alertas de proximidade gerados pelos sensores instalados nas laterais, evitando os pontos cegos e melhorando significativamente a visibilidade do caminhão, em comparação com os retrovisores comuns.

Teste na rodovia

Fizemos uma rodagem com o caminhão totalmente carregado saindo da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, pela Via Anchieta, em um trajeto pelo trecho leste do Rodoanel e pelas rodovias Carvalho Pinto e Ayrton Senna até a região de Guararema, no Alto Tietê, em um trajeto que totalizou 250 quilômetros.

O caminhão tem excelente desempenho carregado, o que já pôde ser notado no arranque, logo na saída. As trocas de marchas do câmbio automatizado são suaves e quase imperceptíveis e é interessante observar a eletrônica do câmbio escolhendo a melhor marcha para cada situação. O veículo trabalha sempre na faixa econômica de giro do motor e o ruído interno é bem baixo, nunca ultrapassando os 60 decibéis a bordo, medidos pelo decibelímetro do telefone celular. O sistema MirrorCam ajuda muito na visibilidade, possibilitando o monitoramento do comportamento da carreta e propiciando confiabilidade na tocada.

A cabine é muito confortável, praticamente com o piso plano, sem túnel do motor, e esta versão, Top Space, oferece mais de 1,90 metro de altura a bordo.

Resumindo, o Actros 2045 Top Space Style Line Euro 6 é um caminhão completo e muito confiável na operação, excelente para as estradas brasileiras. O preço do modelo, segundo a Mercedes-Benz, parte de R$ 900 mil reais.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS