Reiter Log é a primeira cliente do Volvo FM elétrico via locação

Reiter Log é a primeira cliente do Volvo FM elétrico via locação

Transportadora gaúcha vai transportar cargas industriais com cinco unidades dos caminhões pesados elétricos fabricados na Suécia

Os campeões de audiência
Plantão Covid-19 – episódio 01 – Tire suas dúvidas sobre o Coronavírus no mundo do transporte
DAF Caminhões treina 400 integrantes da rede de concessionários

A eletrificação dá passos largos no transporte rodoviário brasileiro. Depois de meses de testes em diversos clientes, o caminhão pesado Volvo FM Electric, movido a baterias com zero emissão de ruídos e gases poluentes, vai estrear oficialmente no mercado.

A Reiter Log, tradicional transportadora de cargas industriais com sede em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, é a primeira cliente da Volvo em caminhões elétricos no Brasil e o negócio envolve cinco unidades dos cavalos mecânicos FM Electric, que têm Peso Bruto Total Combinado de 44 toneladas e potência equivalente a 660 cavalos.

Os veículos, feitos na Suécia, contam com três motores elétricos que são alimentados por um pacote de seis baterias. Carregado, o caminhão tem capacidade para rodar até 300 quilômetros e pode ter sua carga elétrica restabelecida em um intervalo de 1h30 a 8 horas, dependendo da estrutura de recarga.

Não foi compra

Em uma operação inédita no Brasil, a Volvo fez história porque não só ofereceu os primeiros cavalos mecânicos de 44 toneladas totalmente elétricos a uma transportadora rodoviária tradicional, mas também o fez por meio de um contrato de locação, e não de venda. Isso aconteceu por meio de um conceito que a Volvo chamou de “caminhão como serviço” ou Truck As a Service. Desse modo, a Locadora Volvo disponibilizou as cinco unidades do FM Electric à Reiter Log por meio da concessionária Dipesul, que vai cuidar da manutenção dos veículos por meio do plano de manutenção mais completo oferecido pela parca, além dos serviços de conectividade, do treinamento dos motoristas e da assistência 24 horas via sistema VOAR.

“Com os caminhões elétricos trazendo nova tecnologia, a locação oferece mais flexibilidade para o cliente operar seus fretes sem precisar se preocupar com serviços de manutenção e conectividade, que já estão incluídos no negócio”, diz Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services na América do Sul.

Para o presidente da Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, o negócio com a Reiter Log é motivo de orgulho para a empresa, em linha com a missão da marca voltada para a descarbonização do transporte no mundo. “Caminhões elétricos não são apenas uma nova tecnologia de motorização mais limpa. A eletromobilidade representa uma verdadeira transformação nos negócios de transporte, com mudanças importantes na operação e manutenção da frota. A exemplo do que já fazemos com os veículos diesel, vamos entregar uma solução integrada de serviços. Nossos clientes estarão totalmente respaldados para manter a disponibilidade máxima dos caminhões elétricos Volvo”, diz o executivo.

Segundo a Volvo, os caminhões elétricos FM vão rodar nas operações da Reiter Log em diversas rotas, trabalhando no transporte de cargas industriais de vários tipos.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS