Volvo faz a demonstração de seu ônibus elétrico BZL em São Paulo

Volvo faz a demonstração de seu ônibus elétrico BZL em São Paulo

Etapa paulista começou neste mês de novembro, com o BLZ rodando dois meses na operação da Viação Santa Brígida

Iveco avança com entregas de ônibus para o Caminho da Escola
Volvo prepara os primeiros ônibus de 12 metros autônomos do mundo
Plantão Covid-19 – episódio 18 – A visão dos transportadores: carga lotação e fracionada

A Volvo segue com sua turnê de demonstração do chassi elétrico de ônibus BZL movido a baterias pelo Brasil. Depois de Curitiba, São Paulo é a segunda grande cidade brasileira a receber a operação real do veículo. O BZL vai rodar, a partir deste mês de novembro, durante cerca de 60 dias na operação da Viação Santa Brígida no Centro e na Região Noroeste da cidade de São Paulo.

O Volvo BZL é capaz de transportar até 90 passageiros e funciona com um motor elétrico de tração que desenvolve 200 Kw de potência, equivalente a 272 cavalos.

As baterias do ônibus são do tipo tipo NCA, que utilizam a química de íons de lítio e óxidos de níquel, cobalto e alumínio. Esses elementos combinados permitem a fabricação de uma bateria de alta densidade, com baixo aquecimento, que entrega 94 quilowatts-hora, fazendo com que o ônibus possa ser carregado em um intervalo de duas a quatro horas, utilizando os carregadores de alta potência.

A selagem das baterias e seu posicionamento privilegiam a segurança. Elas ficam na parte de cima do ônibus e foram exaustivamente testadas pelas Volvo para garantir sua integridade em casos extremos de acidentes, evitando seu derramamento e, principalmente, incidentes de choques ou incêndios.

O chassi elétrico BZL da Volvo tem uma autonomia de até 300 quilômetros, suficiente para circular durante todo o dia fazendo seu trabalho de transportar os passageiros em áreas de alta densidade e parando à noite nas garagens, que serão equipadas com as estações de recarga.

Ele tem direção hidráulica eletro-assistida, transmissão Volvo I-Shift automática RFS-L de duas velocidades e diversos dispositivos de segurança, como freios a disco Volvo, EBD de quinta geração, controle de tração e estabilidade, freios conectados à abertura das portas e sistema pneumático de suspensão, com ação de “ajoelhamento” para facilitar o embarque e o desembarque dos passageiros.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS