Volkswagen apresenta nova caixa manual de 9 marchas para dois semipesados

Volkswagen apresenta nova caixa manual de 9 marchas para dois semipesados

Modelos Volkswagen Constellation 18.260 4x2 e 26.260 6x2 saem de fábrica com a transmissão ZF Ecomid 9S 1110 TD

Frigo King tem novo produto para o transporte de medicamentos em veículos pequenos
Novos caminhões Mercedes-Benz Euro 6 chegam com 8% de economia no diesel
VW 6.160 ganha carimbo no passaporte

A Volkswagen Caminhões e Ônibus começou a semana com uma novidade para dois caminhões semipesados de sua família Constellation. Os modelos 18.260 4×2 e 26.260 6×2 agora estão disponíveis no mercado saindo de fábrica equipados com a transmissão ZF Ecomid 9S 1110 TD de nove velocidades.

Segundo a fabricante, os modelos ainda contam com a opção da caixa manual de seis marchas Eaton FSO 6409-A com overdrive, que equiparam os caminhões citados nos últimos anos, mas a produção em série será com a ZF de nove marchas.

Caixa facilita a troca de marchas

A mudança vai acontecer a partir do mês de outubro. “A opção pela nova transmissão de nove velocidades se deu por causa da maior produtividade e o menor nível de fadiga para o motorista, pois ela oferece menor esforço na troca de marchas, além de um melhor escalonamento, podendo manter o motor sempre na faixa de rotação mais econômica, que chamamos de faixa verde de torque”, explica o engenheiro Paulo Razori, supervisor de Marketing de Produto da VWCO.

Isso acontece porque a transmissão Ecomid da ZF tem sistema de engate servo assistido, que ajuda o motorista nos momentos das trocas, exigindo 30% menos esforço. Além disso, a caixa é leve e tem uma relação direta entre as suas nove marchas e trabalha em uma faixa de rotação menor, o que explica a “faixa verde de torque” citada por Razori acima. Isso faz com que o caminhão consuma menos diesel. Além disso, esta transmissão tem intervalo de troca de lubrificante três vezes maior, o que confere maior disponibilidade ao veículo.

Paulo Razori, supervisor de Marketing do Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus

Razori explica que a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem um longo histórico de sucesso no segmento de caminhões semipesados, com seu best-seller Constellation 24.280, que já é equipado com esta caixa da ZF. “Agora, trazemos essa configuração como item de série para entregar os mesmos benefícios de conforto e desempenho pelos quais já somos reconhecidos e consagrados no segmento”, explica o engenheiro da VWCO.

Os modelos Constellation 18.260 4×2 e 26.260 6×2 com nova caixa de transmissão de nove marchas podem ser comprados com o pacote Robust, que oferece de série itens como ar-condicionado, revestimento dos bancos em couro sintético, parachoque curto na cor do caminhão, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e até quatro opções de entre eixos e três versões de cabine: estendida, leito teto baixo e leito teto alto.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS