ZF dá exemplo ao mundo e adere a iniciativas sustentáveis em na produção e no aftermarket

ZF dá exemplo ao mundo e adere a iniciativas sustentáveis em na produção e no aftermarket

Fabricante de tecnologias e componentes para praticamente todas as marcas de veículos investe em políticas ambientais para proteger o planeta

Novembro Azul: se cuida, rapaz!
VW Constellation 25.360 está mais equipado
Hungria terá duas aeronaves Embraer KC-390

A ZF é uma marca presente em praticamente todos os tipos de veículos que rodam pelo Brasil e pelo mundo, seja por meio de tecnologias que ela criou, como os mais modernos sistemas de direção, seja por componentes de embreagens e transmissões manuais, automatizadas e automáticas, seja por peças e partes que ela fabrica para diversos parceiros em todo o mundo.

Do alto de sua posição de uma das maiores fabricantes de componentes e tecnologias para a mobilidade no mundo todo, a empresa, que tem sua sede e sua origem na Alemanha e plantas de produção e clientes em todo o mundo tem uma responsabilidade gigante: mitigar sua pegada ambiental, dar o exemplo em práticas sustentáveis para a indústria, a logística e o aftermarket de peças e componentes e, principalmente, adotar políticas reais de uso e reuso responsável de recursos, redução de desperdício e prática de logística reversa e remanufatura de componentes.

De acordo com a empresa, um dos maiores desafios atuais é tornar os processos econômicos mais sustentáveis e ecologicamente corretos. Para a ZF, garantir a conformidade com os padrões ambientais e sociais na cadeia de suprimentos é a maior prioridade. Até 2040, o Grupo ZF tem o objetivo de se tornar totalmente neutro para o clima. “A tarefa de nossa logística verde é fornecer a quantidade certa de produtos da ZF Aftermarket no lugar certo, na hora certa, com a qualidade e o custo certo, além do menor consumo e emissões possíveis”, explica Everton da Silva, Diretor de Excelência em Operações Globais. “Impulsionamos nossa sustentabilidade por meio da digitalização da cadeia de suprimentos”, explica.

Logística verde

Para a ZF, a logística verde tem como principal objetivo levar o produto de A a B com o mínimo possível de emissões de CO2. No entanto, 73% das emissões totais de CO2 não são geradas pelas próprias operações logísticas da ZF, mas durante outros processos de transporte e entrega. Ferramentas avançadas de cálculo devem melhorar a utilização das frotas de caminhões, por exemplo, para reduzir o número de viagens desnecessárias ou para otimizar as operações de carregamento dos caminhões. Além disso, a ZF Aftermarket oferece soluções digitais para operadores de frotas que desejam melhorar a sustentabilidade e a eficiência das suas operações, fornecendo-lhes as rotas, cargas e ferramentas de rastreamento corretas de que precisam para reduzir sua pegada de CO2.

Exemplos simples de como a ZF trabalha para mitigar sua pegada de carbono na logística dentro de suas operações brasileiras estão, primeiramente, no modo com que a empresa contrata seus parceiros de transporte. Inspeções em frotas rodoviárias, busca por transportadoras que são ambientalmente responsáveis e multimodalidade dão o tom das estratégias. Para o transporte de suas peças para diversas regiões brasileiras, a ZF tem usado o modal marítimo para transferência, contratando frete em navios de cabotagem, que fazem as rotas entre os principais portos do Brasil e da América do Sul.

Com isso, a ZF dilui o carbono emitido no seu transporte em milhares de toneladas de peças transportadas de uma só vez, usando grandes navios, mais seguros e com alta capacidade de transporte, em vez de numerosos caminhões.

Outro exemplo é a solução caseira que surgiu na unidade de Limeira, no interior de São Paulo. Lá, a ZF tem programas de reciclagem e reutilização de pallets de madeira e também projeto para ter aterro zero em seus descartes. Segundo a ZF, foram iniciativas que surgiram de dentro da empresa, dos próprios colaboradores, que fazem a diferença no mix de ações ambientais da empresa para um mundo melhor, gastando menos recursos, otimizando e racionalizando o uso de materiais e fazendo o descarte mais responsável de seus dejetos em vários níveis.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS