E-commerce da Volvo já vendeu mais de R$ 100 milhões em peças e caminhões

E-commerce da Volvo já vendeu mais de R$ 100 milhões em peças e caminhões

Você compraria um caminhão e peças pela internet? Os clientes da Volvo Caminhões do Brasil estão comprando

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As compras online são uma realidade para a grande maioria dos consumidores.Segundo a associação que representa as empresas de vendas pela internet no Brasil, a ABComm, a comercialização de produtos via plataformas digitais em nosso país irão atingir a marca de R$ 185 bilhões em 2023 com um crescimento acima de 20% a cada ano.

Mas, e caminhões e peças? Você compraria pela internet? Os clientes da Volvo do Brasil estão comprando. Segundo a empresa, que foi uma das pioneiras do e-commerce no setor de pesados, suas plataformas digitais já atingiram a cifra de R$ 100 milhões em vendas de peças, serviços e caminhões novos e seminovos desde que a Volvo começou a vender itens online, há dez anos.

Isso mostra a tendência do consumidor brasileiro e destaca o novo comportamento dos transportadores e caminhoneiros autônomos, que cada vez mais estão confiando nos sites e aplicativos online para adquirir veículos e peças de reposição.

Integração online com a rede

Segundo a gerente de Marketing de Caminhões e Ônibus da Volvo, Alessandra Almada, a estratégia da empresa na internet está totalmente integrada ao trabalha da rede de concessionários e existe uma forte metrificação do comportamento dos clientes. “O início de uma negociação pode ser por meio de um dos sites da marca ou de campanhas ativadas em outros canais, como redes sociais ou WhatsApp. Toda intenção de compra recebida pela fábrica é filtrada, classificada e conduzida na ponta pela Rede Volvo, gerando um ciclo virtuoso que dá segurança aos clientes”, explica a executiva.

No caso da compra de caminhões seminovos, a confiança e a segurança são tão grandes que o cliente compra literalmente “de olhos fechados”. “Temos muitos casos de clientes que compraram sem ver os veículos pessoalmente, tamanha é a reputação e a confiança na marca e no processo digital”, conta a gerente.

A Volvo vende caminhões seminovos pela internet desde 2010 e foi a primeira a criar um site para este modelo de negócios. De acordo com a empresa, por trás da plataforma digital, existe um trabalho gigante para classificar, certificar e divulgar as centenas de veículos espalhados pelas concessionárias em todo o Brasil. O serviço inclui revisão técnica com critérios definidos pela fábrica e diversas camadas de segurança e criptografia para o ambiente digital.

Alcides Cavalcanti, diretor Executivo de Caminhões Volvo

O diretor Executivo de Caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, comemora: “Há anos estamos evoluindo nessa jornada de negócios que nascem a partir de interações no ambiente digital. Começamos com caminhões seminovos, ampliamos para peças e serviços e, mais recentemente, temos vendido também caminhões novos dessa forma”, diz.

Isso significa que você pode entrar no site da Volvo e escolher seu caminhão e, por meio do contato com a concessionária mais perto de você, pode comprar, por exemplo, o caminhão mais vendido do Brasil, o modelo Volvo FH 540cv.

Peças e serviços

No segmento de peças, a Volvo começou as vendas online em 2017, com o site volvopecas.com.br, que funciona como um marketplace a exemplos dos grandes sites de vendas, como Mercado Livre e Magalu. Mas eles não pararam por aí. A Volvo também vende peças em seu canal digital no Instagram, uma das redes sociais mais populares.

Os planos de serviços também podem ser adquiridos online, para ajudar o frotista ou o caminhoneiro autônomo na gestão de suas frotas, em busca da racionalização dos custos operacionais, deixando o empresário tranquilo para se preocupar com seus assuntos de transporte. Hoje, segundo a Volvo, 80% dos caminhões da marca saem de fábrica com algum tipo de plano de serviços contratado.

Orgulho brasileiro

Segundo a gerente de marketing da Volvo, Alessandra Almada, o Brasil é referência em digitalização de negócios no Mundo Volvo. “Com a presença da marca em mais de 100 países, a operação brasileira é considerada a mais digitalizada. Nos tornamos referência nessa área para as demais unidades do grupo”, conta.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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