Scania faz demonstração de ônibus movido a gás em Curitiba (PR)

Scania faz demonstração de ônibus movido a gás em Curitiba (PR)

Veículo vai rodar por 30 dias na linha Cabral/Portão em testes com parceria entre a fabricante e a Companhia Paranaense de Gás

Rígidos de 17 t representam entre os semipesados
Plantão Covid-19 – episódio 31 – A visão do transportador: internacional
Roberval Andrade alcança nova vitória em Goiânia e amplia a liderança da Copa Truck

A Scania segue seu trabalho de expansão da oferta de veículos a gás no transporte brasileiro. Depois de consolidar seus caminhões em diversos clientes, com mais de 700 emplacamentos de cargueiros a gás, com o modelo R410, a fabricante acaba de anunciar um período de 30 dias de testes e demonstração de um ônibus 100% movido a Gás Natural Veicular (GNV) no transporte de passageiros da capital paranaense, Curitiba.

De acordo com a empresa, a iniciativa é parte de uma parceria com a Compagas, a Companhia Paranaense de Gás, e consiste nos testes por um mês de um veículo na linha Cabral/Portão. Os testes começaram nesta segunda-feira, dia 17 de abril.

Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o teste é mais um passo que a capital dá em busca de uma mobilidade mais inteligente e sustentável. “Nós estamos procurando soluções para tornar o nosso transporte público cada vez melhor e menos poluente. Esse ônibus será operado com o mesmo gás que nos fornece a Compagas. A ideia é, com esses ônibus a gás, conquistar a eficiência energética, transporte inteligente e seguro com combustíveis renováveis até chegarmos à completa renovação da nossa frota com eletrificação. Essa solução é mais imediata, é feita em casa, pois usa o gás da Compagas. Nós vamos com isso avançando, dando um passo de cada vez até que consigamos o que é o ideal, que é uma cidade inteligente e não poluidora”, explica o político..

Ônibus sustentável e seguro

De acordo com a Scania, o modelo em teste é um chassi padron modelo K 280 que tem 14 metros e capacidade para transportar até 86 passageiros. O veículo é equipado com elevador para acessibilidade de pessoas com deficiência e conta com espaço interno para cadeirantes. O motor, ciclo Otto movido a gás, tem 280 cavalos de potência e a configuração de eixos do ônibus é 4×2. Para este veículo, a Scania fez uma configuração com oito cilindros de gás, que dá a ele uma autonomia de até 300 quilômetros.

A fabricante atesta a segurança dos cilindros na operação urbana e informa que eles e suas válvulas são certificados pelo Inmetro. O sistema conta com válvula de vazão, pressão e temperatura, que liberam o gás em caso de qualquer anomalia. Além disso, os cilindros são revestidos com material super resistente, o kevlar, utilizado na indústria bélica. Se houver alguma colisão, o gás é imediatamente liberado e se dissolve no ar, sem risco de explosão ou incêndio.

Além da segurança, o ônibus a gás entrega características sustentáveis. Ele polui muito menos do que os movidos a diesel, já que o gás, mesmo sendo de origem fóssil, tem uma queima mais limpa e emite até 20% menos de CO2, 90% menos óxidos de nitrogênio e 85% menos material particulado.

A rota de testes dos ônibus a gás da Scania em Curitiba, entre os bairros Cabral e Portão, tem cerca de 26 quilômetros e transporta cerca de 10 mil pessoas por dia. O gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, Celso Mendonça, considera que os operadores paranaenses são de grande interesse para a empresa. “Temos certeza que estes resultados serão de interesse comum a todas as empresas que atuam no transporte de passageiros da cidade. Temos um pacote completo alternativo ao diesel composto por excelente produto, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação. Tudo em uma perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional. Para o usuário do ônibus haverá ainda grande diferença na poluição auditiva, pois o veículo a gás é muito mais silencioso do que o similar a diesel”, diz o executivo.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS