VLI investe R$ 200 milhões em novos trens e locomotivas

VLI investe R$ 200 milhões em novos trens e locomotivas

Operadora assinou contrato para a compra de um total de nove locomotivas Wabtec para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica

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A VLI, operadora multimodal de logística e transporte de cargas, acaba de anunciar que assinou contrato com a norte-americana Wabtec para a compra de nove locomotivas novas para suas operações na Ferrovia Centro-Atlântica (FCO).

De acordo com a empresa, o negócio envolve os modelos ES-43BBI e movimentará R$ 200 milhões, com previsão de entrega das locomotivas em até 184 meses e compra de materiais rodantes e vagões na indústria brasileira.

A previsão é de que as primeiras locomotivas sejam entregues dentro de um prazo de até 18 meses. Os novos trens serão usados para o transporte de celulose solúvel, combustíveis, fertilizantes e insumos para a indústria siderúrgicas no corredor Centro-Leste, atendendo novos contratos para a movimentação de cargas para a LD Celulose entre o Triângulo Mineiro e o porto de Barra do Riacho (ES).

“A aquisição das locomotivas reforça nosso compromisso com os clientes que transportam suas cargas pela Ferrovia Centro-Atlântica em direção aos portos do Espírito Santo e a capacidade do nosso time de criar soluções para gerar eficiência. Este negócio representa mais uma contribuição da VLI para o desenvolvimento da indústria ferroviária nacional, o que também acontecerá uma vez concluído o processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, em virtude da necessidade do incremento da frota atual para atender ao aumento do volume de carga esperado com a renovação”, diz Fábio Marchiori, CEO interino da VLI e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da companhia.

As novas locomotivas da VLI

A ES43BBi é uma locomotiva de uso pesado projetada especialmente para ferrovias de bitola métrica. Ela é equipada com um motor diesel de 12 cilindros com 4.500 cavalos de potência e conta com tecnologia para controle individual por eixo, com truques articulados. Os modelos da VLI serão adaptados para trabalhar nas condições climáticas do Brasil, com sistema que aumenta a eficiência da refrigeração do motor diesel, e com dois sopradores que garantem o fluxo de ar aos oito motores de tração em todas as condições de operação.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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