Volvo FH reina absoluto no mercado brasileiro de caminhões pesados

Volvo FH reina absoluto no mercado brasileiro de caminhões pesados

Modelo de 540 cavalos foi o caminhão mais vendido do Brasil em 2022 com 8.317 emplacamentos e mantém o título de líder

MB Atego tem nova transmissão Ecomid da ZF
Grupo Bom Jesus compra novos caminhões Iveco S-Way
Mercedes-Benz vende 80 de seus Ategos leves para betoneira

O modelo extrapesado Volvo FH 540cv foi novamente o caminhão mais vendido do ano no Brasil. O cavalo-mecânico fabricado no Paraná atingiu, segundo números da Fenabrave, que é a federação que representa os distribuidores de veículos do Brasil, um total de 8.317 unidades emplacadas em 2022. De longe é o modelo mais vendido do país.

Em segundo lugar, apenas a título de comparação, ficaram, somados, os modelos da família XF da DAF, com 6.301 emplacamentos, e, em terceiro, o caminhão médio da Volkswagen Delivery 11.180 com 5.595 unidades emplacadas. Todos os dados são da Fenabrave.

A Volvo também comemorou o destaque de seu modelo VM 270, que liderou o ranking dos caminhões semipesados mais vendidos do Brasil, com 4.732 unidades emplacadas em 2022. O segundo lugar desta categoria ficou com o Constellation 24.280, fabricado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.

No cômputo geral, a Volvo reinou absoluta no mercado de caminhões pesados brasileiro em 2022 com 15.283 unidades emplacadas, somando-se os modelos FH 540cv e 460cv e também o VM 330.

Segundo a Volvo, esta é a quarta vez consecutiva que o FH 540 lidera o mercado de caminhões brasileiro, com destaque para o fato de que ele vendeu até mais do que modelos leves e médios, muito mais baratos. “O alto profissionalismo dos transportadores, que buscam veículos econômicos, robustos e com alta disponibilidade, faz do Volvo FH o líder em vendas. É um caminhão muito avançado e seguro, que dá grande retorno em produtividade em qualquer operação de transporte”, diz Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

O que vem por aí

Conforme já adiantado aqui no noticiário do portal Transporta Brasil, a Volvo preparou uma nova geração de caminhões para atender às normas Euro 6 e chega ao mercado de 2023 com motores mais modernos que prometem entregar até 10% de economia de diesel, dependendo do modelo. Os caminhões virão equipados com a sétima geração da transmissão automatizada I-Shift, que faz trocas de marchas 30% mais rápidas e traz algumas funções novas para deixar a operação mais segura e econômica.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS