Novo S-WAY é aposta da Iveco no segmento de pesados

Novo S-WAY é aposta da Iveco no segmento de pesados

Modelo incorpora tecnologia de ponta, conectividade de última geração, três opções de motorização e vai disputar espaço no segmento mais concorrido do setor

Ford Maverick: torque de caminhão leve e refinamento de SUV de luxo
Mercedes-Benz inicia comemorações de seus 65 anos de Brasil com vídeo
Mercedes-Benz vai ter Truck Centers nos postos de combustíveis do Brasil

A IVECO, marca full liner que mais cresce na América Latina nos últimos três anos, desembarcou na Fenatran deste ano com um time da pesada. Além de seus produtos devidamente adequados às normas de emissões do Euro6 e de todo um portfólio voltado à agenda ESG, a montadora mineira apresentou como uma de suas grandes novidades o novo extrapesado S-WAY, que conta com um verdadeiro pacote personalizado de soluções e tem como público-alvo frotistas e autônomos. O modelo será produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG).

O segmento de pesados no Brasil representa aproximadamente 40% do mercado total, com cerca de 67 mil unidades licenciadas em 2021, e é estratégico para a economia brasileira movimentando cargas como grãos, insumos para as indústrias, combustível e alimentos. É para esse setor que a IVECO desenvolveu o melhor pesado de todos os tempos da marca em território nacional, “A chegada do IVECO S-WAY será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do país e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. Sem dúvida, o caminhão traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

O modelo tem tudo para se tornar um dos principais players no segmento dos caminhões pesados para o transporte do futuro, que alia sustentabilidade e rentabilidade. O lançamento do produto no Brasil envolveu aproximadamente 450 pessoas, mais de 70 protótipos, 450 testes diferentes e mais de 1 milhão de horas totais de engenharia e desenvolvimento. Foram mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados em avaliações em diversas aplicações, com severidade extrema, para garantir máxima resistência, força e durabilidade sem precedentes na gama de pesados.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da IVECO para a América Latina, afirma que o lançamento posiciona a montadora como uma das principais competidoras na fatia de mercado que, desde 2017, é o principal impulsionador do transporte de cargas do país. “Os pesados têm grandes volumes comerciais, seja para o escoamento da safra até os portos e locais de distribuição dos produtos, ou para o transporte rodoviário de cargas em geral. O IVECO S-WAY será de suma importância para ampliarmos nossa participação nesse segmento”, explica o executivo.

Sustentabilidade e rentabilidade – O IVECO S-WAY é o pontapé inicial da IVECO no segmento de pesados para o cronograma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE P8). E um dos principais destaques para atingir a nova legislação é o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT,  nas versões 450 cv (4X2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4), com transmissão automatizada ZF TraXon de doze velocidades, que equipam o modelo. O conjunto proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também incorpora freio motor com quatro estágios, tecnologia exclusiva da montadora e o único sistema do segmento capaz de fazer o veículo obter uma parada total. Além de maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao minimizar a necessidade do uso do freio de serviço. É um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no quarto estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

A transmissão do IVECO S-WAY foi desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

Robustez, tecnologia e conectividade – Desenvolvido para encarar os desafios mais severos e oferecer durabilidade e confiabilidade máxima para todos os tipos de missões do mercado, o IVECO S-WAY incorpora tecnologia de última geração, com central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos; cluster TFT colorido; Avaliação de estilo de condução – fornece informações em tempo real para o motorista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima; check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e Lanternas e Faróis full LED direcionais & DRL – o LED proporciona melhor condição em qualquer ambiente: noite, dia, chuva e neblina.

Um capítulo à parte na tecnologia do IVECO S-WAY é o exclusivo e inovador Easy Way App – aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções.

Por Ricardo Panessa, especial para Agência Transporta Brasil

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS