Qual é o cúmulo da tecnologia para o transporte urbano? Iveco Daily movida a hidrogênio

Qual é o cúmulo da tecnologia para o transporte urbano? Iveco Daily movida a hidrogênio

Modelo foi um dos maiores destaques do estande da Iveco no IAA 2022 e apresentou parceira com a Hyundai para o uso da mais avançada tecnologia

Retrak Empilhadeiras investe R$ 11,7 mi para ampliar frota
Kuehne + Nagel tem novo centro logístico em Nuremberg, na Alemanha
Unidade da Mercedes-Benz em Wörth, na Alemanha, completa 50 anos

Hannover, Alemanha – O Iveco Daily é um dos veículos leves de carga mais vendidos, com enorme sucesso no Brasil, liderando o segmento de chassi cabine, e uma longa história de evolução. Rodar de Daily por aí fazendo coletas e entregas urbanas é confortável, tem gasto otimizado de combustível e é a certeza de que se está rodando usando as tecnologias e o design mais avançados.

Acontece que a Iveco resolveu atualizar as definições de tecnologia avançada e apresentou no IAA 2022, na Alemanha, seu protótipo da eDaily que usa um motor elétrico alimentado por células de combustível a hidrogênio: a mais avançada tecnologia de energias alternativas existente hoje no mundo.

Parceria de peso

Para dar este enorme passo, a engenharia global da Iveco fez uma parceria com a Hyundai, que já desenvolve este tipo de propulsão há alguns anos, e tornou possível o uso do hidrogênio em um veículo leve e urbano, que consome apenas o gás mais abundante do universo e emite somente água.

O protótipo da eDaily movido a hidrogênio é totalmente funcional e foi equipado com o sistema de célula de combustível da Hyundai. Ele tem 90 quilowatts de potência e alimenta um motor elétrico de 140 quilowatts. O veículo tem peso bruto total de 7,2 toneladas e consegue transportar 3 toneladas de carga útil com uma autonomia de 350 quilômetros. O tempo para reabastecer seus cilindros com 12 quilos de hidrogênio é de 15 minutos. Para completar o conjunto, a eDaily da Iveco movida a hidrogênio conta com pacotes de baterias de última geração da FPT Industrial.

“No dia em que estamos anunciando nosso projeto da eDaily elétrica movida a bateria virando realidade, temos o prazer de apresentar a primeira eDaily movida a hidrogênio do mundo. Bom base neste protótipo, vamos produzir um pequeno número de vans para testes em alguns clientes selecionados no ano que vem. Este momento histórico em nossa jornada para a sustentabilidade é o resultado da extremamente bem-sucedida parceria entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company e mostra como nós podemos atingir metas ambiciosas em um curto período de tempo por meio da combinação de nossas forças”, diz Marco Liccardo, chefe de Tecnologia e Digitalização do Iveco Group.

A novidade faz jus ao slogan: “Projetada pelo Iveco Group, movida pela Hyundai”.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

O jornalista Leo Doca viajou a Hannover a convite do Pool de Imprensa do IAA 2022, formado pela Iveco, Ford, Mercedes-Benz, Scania e ZF.

COMMENTS