ZF vai eliminar a coluna de direção dos veículos

ZF vai eliminar a coluna de direção dos veículos

Nova tecnologia steer-by-wire funciona como nos aviões modernos e elimina conexões mecânicas entre partes móveis

Truckvan ataca agronegócio com sua nova linha graneleira
Caminhão paixão! Todo mundo quer entrar no Kenworth T680
Librelato apresenta semirreboque de liga de aço com nióbio

A tradicional ligação física e mecânica entre o volante de um veículo e seu sistema de coluna e eixo direcional está com os dias contados. A ZF acaba de fazer uma antecipação do que vai apresentar no IAA, Salão Internacional de Veículos Comerciais, na Alemanha este ano, e mostrou para o mundo sua tecnologia para veículos de passeio, inicialmente, batizada de “steer-by-wire”.

O sistema trabalha de forma parecida com os aviões modernos, que utilizam o fly-by-wire: em vez de conexões mecânicas e hidráulicas entre o manche do avião e as superfícies de comando, existem sistemas eletrônicos, ligados por cabos, que interpretam os comandos do piloto e os transferem de forma eletrônica para os sistemas que deverão se movimentar.

Isso confere mais segurança, precisão e possibilidades de automação para qualquer veículo. Nos carros, o sistema vai abolir a existência da coluna de direção e de diversos outros componentes para dar lugar a servo-atuadores elétricos e conexões digitais.

“Os sistemas inteligentes by-wire da ZF encerram a era das conexões mecânicas e permitem uma nova era de controle de veículos. A tecnologia Steer-by-Wire da ZF permite novos recursos de segurança e conforto, como manobras evasivas de emergência autônomas ou estacionamento em espaços muito confinados. Ele marca um avanço no caminho para carros e caminhões totalmente autônomos, adicionando novo design e liberdade de engenharia”, diz Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS