A tradicional ligação física e mecânica entre o volante de um veículo e seu sistema de coluna e eixo direcional está com os dias contados. A ZF acaba de fazer uma antecipação do que vai apresentar no IAA, Salão Internacional de Veículos Comerciais, na Alemanha este ano, e mostrou para o mundo sua tecnologia para veículos de passeio, inicialmente, batizada de “steer-by-wire”.
O sistema trabalha de forma parecida com os aviões modernos, que utilizam o fly-by-wire: em vez de conexões mecânicas e hidráulicas entre o manche do avião e as superfícies de comando, existem sistemas eletrônicos, ligados por cabos, que interpretam os comandos do piloto e os transferem de forma eletrônica para os sistemas que deverão se movimentar.
Isso confere mais segurança, precisão e possibilidades de automação para qualquer veículo. Nos carros, o sistema vai abolir a existência da coluna de direção e de diversos outros componentes para dar lugar a servo-atuadores elétricos e conexões digitais.
“Os sistemas inteligentes by-wire da ZF encerram a era das conexões mecânicas e permitem uma nova era de controle de veículos. A tecnologia Steer-by-Wire da ZF permite novos recursos de segurança e conforto, como manobras evasivas de emergência autônomas ou estacionamento em espaços muito confinados. Ele marca um avanço no caminho para carros e caminhões totalmente autônomos, adicionando novo design e liberdade de engenharia”, diz Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF.
Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br
Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil
+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB
COMMENTS