Gol e Avianca se juntam e formam gigante aérea latino-americana

Gol e Avianca se juntam e formam gigante aérea latino-americana

Empresas aéreas brasileira e colombiana fizeram uma fusão e deram origem ao Grupo Abra. Participantes vão continuar voando com suas próprias marcas

Oito países marcam presença na Expo Aero Brasil 2012, em São José dos Campos (SP)
GOL anuncia Codeshare com a Etihad
Azul oferece nova frequência entre MG e SP

A brasileira Gol Linhas Aéreas e a colombiana Avianca acabam de anunciar sua fusão para a criação do Grupo Abra, mais um gigante aéreo na América Latina

Duas das mais importantes companhias aéreas do Brasil, a Gol Linhas Aéreas, e da Colômbia, a Avianca, anunciaram que irão se juntar por meio de uma fusão para a criação do grupo Abra. Com a iniciativa, as empresas vão criar mais um grupo gigante na aviação da América Latina.

Menos custos, mais destinos e passagens mais baratas

De acordo com o comunicado das empresas, a fusão vai permitir a criação de uma malha maior para os passageiros e, principalmente, a redução de custos para as empresas envolvidas. Gol e Avianca irão seguir voando com suas próprias marcas e identidades visuais, o que vai acontecer também com as low-cost Viva Air, da Colômbia, e Sky Airline, do Chile, ambas pertencentes à Avianca e que também entram na fusão.

As empresas informaram que o Grupo Abra vai fornecer uma plataforma para que as companhias aéreas reduzam seus custos e obtenham economias de escala, operando frotas com aeronaves de última geração e oferecendo maior qualidade nos serviços. As aéreas do Grupo Abra vão compartilhar diversas operações para baratear seus custos. Atualmente, a Gol conta com uma frota de 142 aeronaves, todas do modelo 737 da Boeing, e a Avianca opera com uma frota de 110 aeronaves de diversos modelos, fabricadas pela Boeing, Airbus e ATR.

Com a fusão, a tendência é que o custo das viagens caia para os passageiros. De acordo com o Grupo Abra, a empresa terá capital fechado, com sede no Reino Unido, e seu CEO será o fundador da Gol, Constantino de Oliveira Júnior. A presidência do Conselho será ocupada por Roberto Kriete, cofundador e maior acionista da Avianca.

A operação de fusão entre as empresas aéreas ainda passará pela avaliação dos órgãos reguladores, mas a expectativa do grupo é que a operação seja concluída ainda em 2022.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS