Gigante dos contêineres Maersk encomenda 110 caminhões elétricos Volvo norte-americanos

Gigante dos contêineres Maersk encomenda 110 caminhões elétricos Volvo norte-americanos

Caminhões são do modelo Volvo VNR Electric movidos a bateria e começam a ser entregues ainda no primeiro semestre

Cresce fornecimento de hidrogênio como combustível para o setor de logística
Bombardier expande instalações pelo mundo
Cascadia estreia automação nível 2

O Grupo Maersk, um dos maiores movimentadores de contêineres do mundo, fez uma encomenda histórica para a Volvo da América do Norte: 110 caminhões pesados Volvo VNR Electric 100% movidos a bateria.

De acordo com a Volvo, a compra se soma aos 16 caminhões do mesmo modelo que a Maersk já opera nos Estados Unidos e, até o momento, esta é a maior venda de caminhões elétricos da marca para um único cliente.

Os Volvo VNR Electric são equipados com motores com potência equivalente a 455 cavalos, alimentados por baterias de íon-lítio de 565 kWh. Eles podem ser recarregados em até 80% em apenas 90 minutos, o suficiente para uma autonomia de até 440 km. Estes modelos são fabricados em New River Valley, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Os caminhões comprados pelo Maersk Group vão operar na Califórnia em diversos tipos de transportes, servindo rotas portuárias e de distribuição para armazéns.

Meta global

De acordo com a Volvo Trucks, sua meta é, em todo o mundo, entregar 50% de todos seus caminhões com tecnologia elétrica até o ano de 2030.

“Estamos determinados a liderar a transformação elétrica na indústria de transportes. Os volumes ainda permanecem baixos, mas percebemos um rápido crescimento no interesse na Europa, América do Norte, bem como em outras partes do mundo. Em 2021, recebemos pedidos, incluindo cartas de intenção de compra, de mais de 1.100 caminhões em 20 países. Oferecer transportes elétricos com zero emissões está se tornando uma vantagem competitiva clara para nossos clientes,” diz Roger Alm, Presidente Volvo Trucks.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS