Volvo amplia e moderniza seu campo de provas brasileiro

Volvo amplia e moderniza seu campo de provas brasileiro

Estrutura é a maior da Volvo no mundo fora da Europa e fica no próprio terreno da fábrica, na região metropolitana de Curitiba (PR)

Tecnologia ZF é a estrela dos extrapesados brasileiros com a TraXon
SEST SENAT vai oferecer CNH gratuita para jovens de Brumadinho (MG)
Entrevista com Luciano Cafure: a força da VW na Fenatran

A Volvo anunciou que acaba de expandir e modernizar seu campo de provas de caminhões e ônibus, que fica no mesmo terreno da fábrica, em Curitiba, no Paraná. De acordo com a empresa, a área total do campo de provas é de 87 mil metros quadrados e o complexo oferece sete tipos diferentes de pista, para testes de durabilidade, estabilidade, frenagem, conforto e certificação de ruído.

Segundo os executivos da fabricante, este é o maior campo de provas das Volvo no mundo fora da Europa e todos os testes realizados no complexo terão padrão mundial e reproduzem todas as condições encontradas nas estradas do Brasil e da América Latina. “Ampliamos e renovamos toda a infraestrutura, com as mais avançadas soluções de engenharia. Todos os testes feitos com os veículos aqui terão correspondência e validade para os mercados mundiais mais exigentes”, explica o diretor de engenharia de testes da Volvo na América Latina, Rafael Barreto.

Tecnologia e engenharia

O campo de provas da Volvo tem localização privilegiada para os engenheiros da empresa e isso não é à toa: a empresa considera que as pistas são um verdadeiro laboratório a céu aberto e dão uma grande flexibilidade para os novos projetos de caminhões e chassis de ônibus desenvolvidos no Brasil.

As pistas do campo de provas ampliado foram preparadas para suportar cargas de 21 toneladas por eixo, mais do que o dobro do limite máximo aprovado nas rodovias brasileiras. Além disso, o complexo conta com equipamentos, sensores e eletrônica de última geração para a medição dos parâmetros e para a padronização dos testes para nível mundial.

A Volvo tem outros campos de prova semelhantes em sua casa, a Suécia, e também nos Estados Unidos, na França e na Índia. Para a modernização do campo, a Volvo trabalhou por três anos, respeitando todos os protocolos ambientais e movimentando cerca de 170 mil metros cúbicos de terra, o equivalente a 14 mil Volvos VMs caçamba carregados.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS