Volkswagen anuncia piloto automático preditivo para os caminhões Meteor

Volkswagen anuncia piloto automático preditivo para os caminhões Meteor

Recurso utiliza dados de localização e georreferenciamento para ajudar o caminhão a fazer trocas de marchas mais precisas e economizar diesel

Financiamento de pesados novos tem alta de 37,7%
Fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus reabrirá nesta segunda
Especial Dia das Mães 2019

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de acrescentar mais uma tecnologia a seus novos caminhões extrapesados, os cavalos mecânicos da linha Meteor. De acordo com a empresa, a novidade é o controle eletrônico preditivo, que cruza dados do sistema de controle de marchas e aceleração do veículo com localização e informações de GPS para prever variações na topografia e, assim, escolher as melhores marchas para descidas e retomadas.

Segundo a VWCO, o sistema é capaz de prever o comportamento até dois quilômetros à frente na rodovia, ajudando na economia de diesel. Todo o sistema trabalha sem que o motorista precise fazer qualquer intervenção ou procedimento. “Nossa tecnologia usa o georreferenciamento para agregar eficiência, disponibilidade, segurança e robustez à aplicação. O sistema com sensores e funções eletrônicas possibilita o gerenciamento adequado e automático da potência do motor, trocas de marcha e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada”, esclarece Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da VWCO.

O sistema trabalha com a moderna caixa de transmissão automatizada TraXon, da ZF, que tem um módulo de processamento de informações de alta velocidade. O conjunto tem sensor de inclinação e recursos para rolagem econômica em banguela eletrônica, assistente de rampa e aceleração otimizada para maior performance e ultrapassagens seguras.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS