Sprinter ganha motor mais moderno na linha Street

Sprinter ganha motor mais moderno na linha Street

Mercedes-Benz Vans traz ao Brasil seu motor modular OM654, mais leve, mais eficiente e mais potente do que seu antecessor OM651

Combustíveis alternativos da Iveco se destacam na Europa
Lei da balança: alguns conceitos básicos
Cummins Brasil estreia o Fly-in Distribuidores

Finalmente chega ao Brasil a geração modular de motores a diesel da Mercedes-Benz. A divisão de Vans acaba de anunciar o lançamento dos novos modelos da linha Street da Sprinter equipados com o motor OM654 de quatro cilindros e dois litros que desenvolve até 150 cavalos, que é mais moderno e mais potente do que o OM651 que equipa as versões até o momento.

Os lançamentos são os modelos Sprinter Street 315 CDI furgão e chassi cabine. O novo motor de quatro cilindros e 150 cavalos de potência, sete a mais do que as versões anteriores, tem bloco de alumínio e pesa 35 quilos a menos do que o anterior. Segundo a Mercedes-Benz Vans, os novos veículos têm melhor desempenho e menor consumo, chegando à faixa de 6% de economia em trechos urbanos e 11% nos rodoviários.

Os novos propulsores, que são fabricados na Argentina, assim como toda a linha Sprinter da Mercedes-Benz, atendem às normas de emissões Euro 6 e PROCONVE L7 e são equipados com sistemas EGR e SCR de pós-tratamento e redução dos poluentes. Os veículos utilizam o Arla 32. A transmissão é ZF manual de seis velocidades.

O lançamento marca os 25 anos de Sprinter no Brasil. ““Esse é um ano muito especial, pois completamos 25 anos de Sprinter no Brasil. Para celebrar esse marco histórico, temos uma novidade que só traz vantagens para o mercado brasileiro: a nova linha Street com o motor OM654, que oferece uma performance superior com mais economia. Essa é a combinação perfeita para um motor mais eficiente e robusto, proporcionando agilidade e conforto em todas as demandas dos clientes”, afirma Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Preço e disponibilidade

Os lançamentos da linha 315 CDI estão disponíveis nas versões furgão e chassi cabine e, por terem Peso Bruto Total de 3,5 toneladas, podem ser conduzidos por motoristas com CNH categoria B. Segundo a Mercedes-Benz Vans, os novos modelos chegam ao mercado a partir de maio com preço público sugerido de R$ 239.600,00 para os modelos Sprinter Truck, que são chassi cabine, e a partir de R$ 249.000,00 para os furgões.

Segurança ativa

A nova geração da Sprinter chegou ao Brasil em 2019 com diversas novidades no segmento de sistemas eletrônicos de segurança. Além dos sistemas eletrônicos de controle de frenagem, tração e estabilidade de série, os veículos saem equipados com o sistema ABA, que consiste em um conjunto de câmera, radar e sensores que fazem a leitura da via em busca de obstáculos. Caso haja risco de colisão, o sistema avisa o motorista com alarmes sonoros e visuais e, se nada for feito, o veículo freia sozinho para evitar o acidente.

Motor de vanguarda

A utilização dos motores OM645 na linha Sprinter Street marca uma nova era nos veículos a diesel da Mercedes-Benz no Brasil, já que eles fazem parte de uma família de motores modulares que, por sua característica, conseguem ser mais leves e menores do que os anteriores.

O OM654 tem a cilindrada reduzida em 10% e utiliza um bloco 100% moldado em alumínio. Por esta característica, as dimensões da carcaça podem ser diminuídas e o peso é reduzido em 35 quilos. É um motor DOHC de quatro válvulas em linha de 4 cilindros + turbocompressor, com um eixo balanceador secundário de 2 eixos. O combustível é fornecido por meio de um sistema de injeção direta de combustível Common Rail. A taxa de compressão de 15,5 é ligeiramente inferior aos 16,2 do motor anterior, reduzindo o ruído de combustão. As emissões de NOx, HC e PM do motor são reduzidas alterando a forma da coroa do pistão e a adoção de pistões de aço.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS