Iveco Bus faz história no transporte movido a gás da Colômbia

Iveco Bus faz história no transporte movido a gás da Colômbia

A fabricante vai fornecer, por meio de licitação, 130 unidades de micro-ônibus Daily a gás natural fabricadas na Itália

West Cargo transporta vacinas contra Covid-19 com caminhões VW
Venda de caminhão tem alta de 11,8% em abril
Comasa é novo distribuidor da FPT Industrial no Uruguai

A Iveco Bus, por meio de sua fábrica na Itália, vai fornecer 130 unidades dos micro-ônibus Daily Scudato 70C 14G CNG, movidas a gás natural veicular para a Colômbia. Esta é a primeira vez na história daquele país que um sistema de transporte público compra veículos de tecnologia limpa com recursos do governo federal.

A operadora é a Siva, Entidade Gestora Estratégica de Transporte público da cidade colombiana de Valledupar. Eles informaram que todos os veículos serão equipados com plataformas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Valledupar é uma cidade com cerca de 550 mil habitantes localizada no nordeste da Colômbia. É a capital do Departamento de César e sede de uma região com forte vocação para a atividade agroindustrial e também cultural.

“Esta licitação é de grande importância para a Iveco Bus ampliar sua presença no relevante mercado colombiano. Temos um portfólio com veículos modernos, versáteis e com durabilidade comprovada para atuar em diferentes operações do segmento de transporte de passageiros, seja qual for a missão e em qualquer país”, diz Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para a América Latina.

O modelo Daily Scudato 70C14G CNG é fabricado na Itália e utiliza o motor FPT F1 CNG. Este propulsor tem 3 litros e é movido a gás natural e biogás. Ele desenvolve até 130 cavalos de potência e torque máximo de 350 Nm.

A previsão é que os micro-ônibus Daily a gás entrem em operação no sistema de transporte de Valledupar em junho deste ano e atendam uma média de 25 mil passageiros por dia útil. De acordo com o governo da Colômbia, a compra vai beneficiar cerca de 450 mil cidadãos e turistas da região de Valledupar.

“Pela primeira vez na Colômbia, e graças a este governo, serão adquiridos ônibus de baixa emissão de poluentes para a implantação e colocação em funcionamento de um sistema de transporte público. Temos o prazer de saber que Valledupar terá uma frota de gás natural, algo que traz sustentabilidade para a cidade e a torna mais inclusiva, pois são ônibus que possuem plataformas para pessoas com mobilidade reduzida. É muito positivo ver avanços significativos neste Sistema Estratégico de Transporte Público”, disse a ministra dos Transportes da Colômbia, Ángela María Orozco.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS