Chile será o primeiro país da América do Sul a receber um ônibus elétrico Volvo

Chile será o primeiro país da América do Sul a receber um ônibus elétrico Volvo

Modelo Volvo 7900 Electric vai fazer rotas em Santiago por um período de quatro meses. Bogotá, na Colômbia, será o segundo destino dos testes

Jipe Troller ganha versão com câmbio automático
Mercedes-Benz entrega 90 ônibus para empresa de Minas Gerais
Plantão Covid-19 – episódio 27 – A visão dos transportadores: SETCESP

A Volvo começa a trazer para a América do Sul sua tecnologia de transporte eletrificado de passageiros. A empresa iniciou os testes do ônibus 7900 Electric em Santiago, no Chile. O modelo vai rodar por quatro meses nas rotas da empresa RED Metropolitana de Mobilidade, que opera o transporte público da capital do Chile.

O segundo país a receber o ônibus elétrico da Volvo será a Colômbia. A empresa fará testes este ano na cidade de Bogotá. “A Volvo foi pioneira em ônibus híbridos no continente, com veículos em operação regular desde 2012, no Brasil e Colômbia. E agora estamos dando mais um passo em nossa jornada de eletromobilidade, trazendo da Europa um ônibus 100% elétrico para testes aqui”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Os testes servirão para o monitoramento da autonomia e de seu desempenho, dirigibilidade e conforto para os motoristas e passageiros. Serão considerados também os níveis de ruído, a conectividade e a performance nas áreas de controle automático de velocidade.

“Nosso objetivo é mostrar aos passageiros, operadores e autoridades de transporte o ônibus Volvo 100% elétrico e estudar o cenário para uma possível introdução futura dessa tecnologia no Chile”, afirma Jose Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus Volvo no país.

Tudo começou no México

A temporada de testes latino-americana do ônibus elétrico da Volvo começou na Cidade do México. Lá, o Volvo 7900 Electric participou de simulações de operação no Metrobus, o BRT da capital mexicana. Santiago é o segundo palco dos testes, que seguirão no sistema Transmilenio, na capital da Colômbia, Bogotá.

O ônibus em testes, o modelo Volvo 7900 Electric foi desenvolvido e fabricado na Suécia e é movido exclusivamente por um motor elétrico de 200 quilowatts que oferece um torque máximo de impressionantes 19 mil Nm. Segundo a Volvo, a unidade a ser testada em Santiago tem piso rebaixado, o que permite fácil acesso aos passageiros, com conforto e segurança nos embarques e desembarques. O ônibus tem 12 metros de comprimento e transporta até 95 pessoas.

 

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS