Volvo VOAR completa 40 anos de apoio para quem transporta o Brasil

Volvo VOAR completa 40 anos de apoio para quem transporta o Brasil

Serviço de atendimento emergencial da Volvo é pioneiro no Brasil e foi lançado em 1981. Até hoje, já realizou mais de um milhão de atendimentos

EXCLUSIVA: ATB entrevista Marco Borba e Ricardo Barion, da Iveco
Motoristas paulistas poderão indicar condutor e consultas multas via app
Plantão Covid-19 – episódio 09 – A visão da indústria: Scania

O Volvo VOAR é um patrimônio nacional do transporte de cargas. O serviço foi o primeiro a dar suporte e atendimento aos motoristas nas rodovias que precisassem de algum apoio ou manutenção. Lançado em 1981 pela Volvo, o serviço está completando 40 anos no ar, com mais de um milhão de atendimentos realizados.

O serviço da Volvo foi o primeiro e, ao longo destas quatro décadas, se transformou também em referência. Ele ajuda a marca a ter alta disponibilidade a resolver rapidamente ocorrências com caminhões e ônibus em todo o Brasil e regiões da América do Sul.

O VOAR começou como um simples botão no painel do veículo, que acionava uma ligação de voz com a central da Volvo. Hoje ele faz parte de um ecossistema digital conectado e conta com uma central de atendimento de alto padrão na fábrica da Volvo, na região de Curitiba, no Paraná. “O VOAR foi lançado quando começamos a fabricar caminhões e ônibus no Brasil e era uma novidade por aqui. Foi uma iniciativa inovadora e que o mercado de caminhões e ônibus não conhecia. Não existiam centrais para atendimento 24h e com ligação gratuita. Com o VOAR, o transportador podia, e ainda pode, se sentir seguro e protegido todo o tempo. Desde aquela época, a marca segue garantindo que seus veículos sejam atendidos em qualquer parte do território nacional a qualquer momento, mesmo durante a noite, finais de semana e feriados”, diz Leandro Brito, gerente de serviços da Volvo

Perto dos motoristas

A coordenadora do VOAR, Aline Steiner, lembra que a promessa do VOAR sempre foi fazer um atendimento pontual e de qualidade. “A Volvo sempre cumpriu bem essa promessa. Fazemos questão de manter nossa equipe ‘em casa’, com total integração com nossos times de engenharia e comercial. Isso garante mais rapidez e agilidade, além de atualização em tempo real de nossa equipe técnica com as mais recente tecnologias dos veículos Volvo”, conta Steiner.

A central de atendimento da Volvo, batizada de Uptime Center, incorporou os serviços do VOAR e conta com uma equipe de 27 pessoas, todas com altas metas de qualidade e em constante treinamento. Para entrar em contato com o VOAR, o motorista pode pressionar o botão VAS on Call no painel do veículo Volvo, ou ligar para um número de telefone gratuito, o 08000 41 6161. Cada vez que o botão é acionado, uma equipe entra em ação para fazer a leitura remota dos códigos e propor soluções para imediata resolução. Todo o diagnóstico da ocorrência é feito remotamente. “Perto de 50% dos problemas relatados pelos motoristas são resolvidos por telefone, sem a necessidade do deslocamento de um técnico ao local”, explica Aline Steiner. “Nosso compromisso é atender os motoristas e clientes o mais rápido possível, assim como manter os veículos Volvo rodando o maior tempo”, complementa.

O VOAR garante cobertura em todo o território brasileiro, além do Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia. Os técnicos são bilíngues e estão preparados para atender qualquer tipo de situação. Quando acionado o VAS On Call, eles automaticamente recebem informações sobre o chassi do veículo, sua localização e uma série de dados importantes para solucionar a falha.

VOAR na palma da mão

Recentemente, a Volvo criou um aplicativo que permite o acompanhamento dos atendimentos em tempo real pelo smartphone. Algumas etapas que antes eram feitas por ligações telefônicas são agora realizadas diretamente pelo App VOAR Mobile, oferecendo informação cada vez mais rápida e precisa para os motoristas. Na tela do celular é possível ver quando o técnico da concessionária notifica sua saída para o atendimento, relata eventual atraso, chegada ao local da ocorrência e o término do reparo. Os motoristas recebem as informações automaticamente e na central do VOAR, na fábrica da Volvo, os técnicos acompanham as notificações e movimentações do mecânico por meio de um grande mapa projetado no painel de monitoramento.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS