Mercedes-Benz lança o caminhão Arocs 8×4 fora-de-estrada feito no Brasil

Mercedes-Benz lança o caminhão Arocs 8×4 fora-de-estrada feito no Brasil

Caminhão já nasce com 200 pedidos de pré-venda e já está disponível no catálogo de produtos da fabricante, primeiramente voltado para as aplicações na mineração

HC Hornburg lança Tritrem Frigorífico com PBTC de 74 toneladas
Plantão Covid-19 – episódio 51 – Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística
Governo “congela” diesel com medo de greve

A Mercedes-Benz deu um passo para ocupar mais espaço no mercado de caminhões fora-de-estrada. A fabricante lançou hoje o caminhão extrapesado off-road Arocs 8×4, que chega ao mercado brasileiro para suprir uma lacuna que a Mercedes agora ocupa com um representante forte.

O Arocs 8×4 da Mercedes-Benz é equipado com motor MB OM 450 LA de 13 litros e seis cilindros, que desenvolve potência de até 510 cavalos e torque impressionante de 2.400 Nm a 1.100 rotações. Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o Arocs vem conectado e equipado com a eletrônica que diferenciou o Novo Actros no mercado. “Todo o DNA de eletrônica e elétrica do Novo Actros está também no Arocs, incluindo uma série de sensores e sistemas eletrônicos que vão ser úteis para os operadores no momento de monitorar a frota e obter informações conectadas e usufruindo do Fleetboard e da telemetria”, conta o executivo.

Preparado para condições severas

O novo Arocs brasileiro da Mercedes é fabricado em São Bernardo do Campo (SP) e tem sua cabine feita na fábrica de Juiz de Fora (MG), assim como seus irmãos estradeiros da linha Actros e Axor. Os caminhões fora-de-estrada trazem a cabine global da família Arocs e estão preparados para receber implemento basculante de 20 a 24 metros cúbicos, segundo a fabricante. O modelo tem Peso Bruto Total de 58 toneladas, mas sua Capacidade Máxima de Tração é de 150 toneladas.

A transmissão é automatizada Mercedes-Benz PowerShift G340 de 12 marchas. Esta caixa faz parte da última geração PowerShift 3, desenvolvida para o mercado brasileiro fora-de-estrada. Ela é reforçada é reforçada, com engrenagens mais largas, aumentando sua resistência e vida útil. Não possui anéis sincronizadores, o que significa menos demanda de manutenção. A transmissão tem três modos de operação, um econômico, para rodar com o caminhão leve, um padrão, para uso intermediário, e um de alto torque, para uso severo em pavimentos precários, com o caminhão totalmente carregado.

Os eixos traseiros são fabricados pela Mercedes, modelos HL7 + HD7, com redução nos cubos e capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo. O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é de série. O freio a tambor e as cuícas verticais estão mais protegidas dos impactos do solo.
A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. Isso assegura maior capacidade de carga e melhor distribuição de carga no veículo, além de maior conforto de suspensão e estabilidade de direção.

O caminhão tem para-choque e os faróis desenvolvidos para evitar danos e reduzir os custos de reparação. O sistema elétrico é preparado para ambientes agressivos, estando protegido dos impactos naturais de pisos irregulares.

O Arocs vem equipado com freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro. Essa solução se destaca pela alta segurança de direção graças a ótimos valores de desaceleração em todas as condições operacionais. A frenagem é precisa, com progressividade controlável devido à integração com o freio eletrônico.

Manutenção dedicada

Com a chegada do Arocs, a Mercedes-Benz está revolucionando o portfólio de produtos e serviços, subindo vários degraus na oferta de soluções focadas para operações fora de estrada.

“Nosso objetivo é que o cliente alcance mais disponibilidade com seu caminhão, mais produtividade e mais rentabilidade”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Onde quer que o cliente precise, nós, da Fábrica e da Rede de Concessionários, estaremos ao seu lado para levar todo apoio e assistência técnica, mesmo nas condições severas off-road”.

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz irá oferecer aos clientes do Arocs a possibilidade de uma loja de peças in company e agregados em stand-by. “Outra grande novidade é o Truck OFF Center. Nós poderemos levar uma estrutura de peças e serviços do concessionário para dentro das instalações dos clientes, próximo de onde os caminhões irão operar. Isso é essencial em locais afastados, típicos da mineração, por exemplo”. Para dar ainda mais opções aos clientes, a Mercedes-Benz oferece a alternativa de oficina ou mecânico dedicado em suas instalações.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS