Seis dicas para você cuidar do caminhão no tempo frio

Seis dicas para você cuidar do caminhão no tempo frio

Confira essas dicas com oferecimento da TRP, linha de peças multimarcas da PACCAR, o grupo dono da DAF Caminhões

Repom inova com conta digital para caminhoneiros
Plantão Covid-19 – episódio 02 – Ao vivo com a Polícia Rodoviária Federal
Ambev anuncia parceria com a FNM para mais mil caminhões elétricos

O inverno ainda está longe de terminar e a previsão do tempo traz algumas perspectivas de tempo muito frio pela frente, principalmente no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. É importante tomar alguns cuidados com o caminhão nos tempos frios.

Confira essas seis dicas oferecidas pela TRP, linha multimarcas da PACCAR Parts.

1 – Confira o óleo do motor com mais frequência

Especialmente em temperaturas baixas, é importante atentar à qualidade do óleo lubrificante utilizado no motor do seu caminhão. Para garantir que a partida a frio seja mais eficiente e consuma menos combustível, verifique regularmente o nível do óleo no motor e utilize sempre óleo de procedência e com selos de qualidade comprovada. Se o seu veículo é um DAF, utilize o óleo genuíno DAF que detém a classificação correta para atender requerimentos de partida a frio, lubrificando com maior rapidez e eficiência os componentes do motor.

2 – Fique atendo à vida útil da bateria

Durante o inverno, as baterias que já sofrem um desgaste com o tempo, passam a ter uma deterioração maior, devido ao aumento de densidade dos componentes líquidos do caminhão. Sendo assim, a partida do veículo exige mais energia. Por isso, é importante sempre checar a sua vida útil, seu funcionamento, assim como o estado dos cabos, terminais e alternador. A TRP, sabe disso, e oferece uma linha de baterias de 150Ah e 180Ah, de alta performance e durabilidade para qualquer clima e temperatura.

3 – Faça a limpeza e manutenção do filtro de ar da cabine

Nesta época, é comum utilizar o ar quente dentro da cabine. Sendo assim, caso o filtro de ar da cabine esteja sujo ou danificado, janelas e para-brisas tendem a ficar embaçados, provocando má visibilidade. Portanto, fique atento à limpeza do filtro ou realize a troca quando estiver com o elemento filtrante comprometido. Na sua próxima parada, fale com os especialistas da Rede DAF e saiba como prevenir danos à sua saúde.

4 – Verifique a qualidade da vedação das janelas e entradas de ar

É preciso conferir o estado de todas as borrachas que envolvem janelas, para-brisas, e em demais componentes. Verifique se estão ressecadas, partidas ou quebradas, pois qualquer dano possibilita a entrada de ar frio na cabine e até mesmo a fuga do ar quente. A lubrificação das borrachas deve ser feita com produtos adequados, para que não haja danos.

5 – Palhetas em boas condições

Os limpadores de para-brisa são importantes e oferecem segurança aos motoristas. Porém, com o frio, as palhetas ressecam mais rápido, dificultando a limpeza durante a chuva, podendo causar riscos de acidente e danos ao pára-brisa. As palhetas devem estar em boas condições, por isso é recomendável que sejam trocadas a cada três meses. Durante o inverno, é importante dar uma atenção especial e verificar se é necessário realizar a troca antes deste prazo. Vá até uma concessionária, solicite o check up gratuito DAF e efetue a troca do jogo de palhetas do seu caminhão.

6 – Atenção ao uso de anticongelante no líquido de arrefecimento

É preciso verificar sempre o líquido de arrefecimento do radiador. Quando as temperaturas estão muito baixas, talvez seja necessário também o uso do líquido anticongelante, que desempenha a função de proteger as peças do sistema de arrefecimento da ferrugem, além de evitar que haja evaporação da água. Outro detalhe importante, é a atenção com a qualidade dos produtos. Fluidos de baixa qualidade podem ocasionar desgastes dos pistões e corrosão, prejudicando desde mangueiras até junta do cabeçote. Por isso, solicite sempre produtos de qualidade. Na próxima troca, peça TRP.

Para conhecer toda a linha TRP, acesse o catálogo online: https://www.trpparts.com

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS