Embraer realiza primeiros voos de testes com avião elétrico

Embraer realiza primeiros voos de testes com avião elétrico

Modelo é um EMB-203 Ipanema monomotor adaptado com propulsão elétrica WEG e baterias financiadas pela EDP.

Cade aprova condenação de quatro empresas aéreas por cartel em transporte de cargas
Comissão aprova aeronave movida a biocombustível
Aeronaves apreendidas por uso no tráfico são doadas a Estados

A Embraer realizou esta semana em Gavião Peixoto (SP) os primeiros voos de testes de seu protótipo de avião movido 100% a eletricidade. O modelo escolhido é um EMB-203 Ipanema, aeronave que ficou famosa em 2004 por ser a primeira movida a etanol a ser produzida em série em todo o mundo.

Segundo a Embraer, seu projeto de aeronave elétrica é mais uma iniciativa da empresa rumo a um futuro de zero emissões de carbono. Este projeto de cooperação tecnológica utilizou um sistema motopropulsor elétrico da WEG e um conjunto de baterias financiadas pela EDP.

Testes cruciais

A fabricante informou que, nas primeiras avaliações em voo tripulado foram analisadas características primárias como potência, desempenho, controle, gerenciamento térmico e segurança de operação. O objetivo é demonstrar em condições reais os resultados obtidos em simulação computacional, ensaios em laboratório e integração da tecnologia em solo, que acontecem desde o segundo semestre de 2019.

“O primeiro voo de uma aeronave é sempre um marco importante, e a decolagem do nosso primeiro avião elétrico de zero emissões simboliza também a relevante contribuição das nossas equipes e parceiros para a transição energética do setor,” disse Luis Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia, Desenvolvimento Tecnológico e Estratégia Corporativa da Embraer.

Os resultados do Demonstrador Elétrico permitirão que a Embraer utilize o conhecimento adquirido para a aplicação de tecnologias inovadoras de eletrificação no desenvolvimento de novos produtos alinhados com a busca contínua de um futuro sustentável. É o caso da aeronave eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical), também conhecida como EVA (Electric Vertical Aircraft ou aeronave elétrica vertical), desenvolvida pela Eve, empresa de Mobilidade Aérea Urbana da Embraer.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS