Volkswagen faz primeira entrega de caminhão elétrico à Ambev

Volkswagen faz primeira entrega de caminhão elétrico à Ambev

Caminhão e-Delivery faz parte de um lote de 100 unidades que vão entrar em operação ainda em 2021 e foi exaustivamente testado nas operações da Ambev

Ambev abre vagas para diversas áreas
Cervejaria Ambev e VWCO em prol do futuro
Ambev inicia inscrições para seu programa de estágio

A Ambev e a Volkswagen Caminhões e Ônibus deram um passo importante hoje rumo à eletrificação do sistema de transportes brasileiro. As empresas foram as protagonistas da entrega do primeiro caminhão elétrico à frota da fabricante de bebidas, um e-Delivery 14 toneladas 6×2 implementado para o transporte de bebidas em território urbano.

Ao todo, o lote contempla 100 unidades do caminhão que, até agora, não teve seu preço revelado pela fabricante. Este lote será entregue à cliente até o final do ano. Mas vem mais por aí. A Ambev fez uma parceria com a VWCO para a compra de 1.600 unidades de caminhões elétricos até o ano de 2025.

Testes exaustivos

O caminhão elétrico da Volkswagen estava em testes reais na operação da Ambev há cerca de três anos. Foram mais de 45 mil quilômetros rodados, o que proporcionou a economia de mais de 10 mil litros de diesel. Segundo a VWCO, o ciclo de testes comprovou que o caminhão tem potencial de regenerar cerca de 40% da energia consumida por meio das frenagens e desacelerações. Quanto um motor elétrico desacelera, ele passa a gerar energia, em vez de consumir.

O vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, Rodrigo Figueiredo, diz que a jornada da empresa em busca da economia de baixo carbono começou há 20 anos, com foco na eficiência energética e nas mudanças da matriz para biomassa e gás naturas. “Temos um orgulho muito grande das nossas conquistas e iniciativas pioneiras para que, do campo ao copo, nossas metas ambientais ambiciosas sejam alcançadas com rapidez. Desde 2003, já reduzimos 63% de nossas emissões como um todo”, explica o executivo da Ambev.

“O que estamos fazendo é histórico. Vamos colocar em operação junto com a Ambev uma frota de cem caminhões elétricos circulando pelas ruas do país até o fim de 2021. Estamos avançando no mesmo ritmo que a tecnologia se desenvolve em economias mais avançadas, como a europeia e a norte-americana, graças ao know-how de nossos engenheiros brasileiros. E não paramos por aí, em breve teremos mais novidades para anunciar sobre todo o ecossistema que criamos para viabilizar a introdução da mobilidade elétrica no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS