Colômbia compra mais de 500 ônibus Scania do Brasil com transmissão Allison

Colômbia compra mais de 500 ônibus Scania do Brasil com transmissão Allison

Modelos são biarticulados e vão trabalhar no sistema TransMilenio da capital colombiana Bogotá, considerado um dos maiores sistemas de BRT do mundo

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O TransMilenio é referência no transporte de passageiros em todo o mundo. O sistema da capital da Colômbia, Bogotá, conhecido pela sigla SITP, ou Sistema Integrado de Transporte Coletivo, é o maior corredor de BRT do mundo e acaba de fazer a compra de 562 ônibus biarticulados da Scania, feitos no Brasil, com transmissão automática Allison.

O BRT colombiano transporta cerca de 2,5 milhões de passageiros por dia e vai receber, em seu plano de renovação de frota, 562 novas unidades dos chassis Scania F340HA 8×2 CNG com motorização padrão Euro VI.

Chassis brasileiros

Os ônibus têm 27 metros de comprimento e já representam a maior frota de articulados CNG Euro VI do mundo. Foi a maior venda de chassis feita pela Scania do Brasil. Todos os veículos serão fabricados no Brasil e encarroçados na Colômbia.

Os veículos vão trabalhar com capacidade de até 250 passageiros e, para dar conforto e segurança às viagens, serão equipados com transmissão automática Allison B516R de última geração. Junto com o motor Scania 09 CNG Euro VI, o powertrain vai reduzir a emissão de material particulado (PM) e óxido de nitrogênio (NOx) em mais de 95%, e as emissões de dióxido de carbono (CO2) em mais de 20%, em comparação com os ônibus que atualmente circulam na cidade de Bogotá com tecnologia Euro V ou inferior.

“A transmissão automática da Allison traz muitos benefícios aos veículos. Em primeiro lugar, facilita a condução, uma vez que as mudanças de marchas são feitas dentro das faixas adequadas de rotações do motor, evitando o excesso de giros ou rotações inferiores às da faixa de maior eficiência. Além disso, permite que o motorista mantenha as duas mãos no volante, melhora as suas condições ergonômicas e aumenta sua segurança e a dos passageiros. Elas também colaboram para a redução do estresse, da pressão arterial e dos batimentos cardíacos do motorista, evitando inatividade por enfermidade”, comentou Jhonny Pineda, da empresa Capital Bus.

O equipamento da Allison traz um retardador incorporado para promover desacelerações suaves reduzindo o desgaste do sistema de freio e as consequentes reparações. Por ser uma transmissão automática não tem embreagem, e sim conversor de torque, o que elimina custos e o tempo de inatividade do veículo para manutenção.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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