A união faz bons implementos rodoviários

A união faz bons implementos rodoviários

Novo presidente da Associação que representa os fabricantes brasileiros de implementos rodoviários, como Randon, Librelato, Guerra, Rodofort, TruckVan, Noma e tantos outros, assume o cargo para mandato de três anos

Anfir prevê crescimento de 15% em 2019
Setor de implementos rodoviários prevê retração em 2014
Vendas de caminhões e implementos registram queda nos primeiros meses de 2014

A Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, entidade de 40 anos que trabalha pelas empresas do setor rodoviário, acaba de eleger seu novo presidente para os próximos três anos.

O CEO da Librelato Implementos, José Carlos Sprícigo, será o novo mandatário da associação a partir de agora. Ele é o décimo presidente da história da Anfir e vai assumir o mandato depois de Norberto Fabris, da Randon. O novo presidente é CEO da Librelato desde 2013 e preside também o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Materiais Elétricos do Extremo Sul Catarinense (Sindimetal). É diretor da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e integra do Conselho de Inovação da Universidade SATC, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina.

José Carlos Sprícigo, novo presidente da Anfir

Em conversa com a reportagem do Transporta Brasil Sprícigo revelou sua satisfação e suas apreensões ao iniciar no cargo: “A Anfir é uma entidade nacional com quatro décadas de história na união entre os fabricantes de implementos. Sempre trabalhamos para nortear a representatividade perante os órgãos governamentais e os fornecedores da indústria e buscamos mais eficiência e desenvolvimento para o nosso setor. É um grande orgulho e uma grande responsabilidade assumir este cargo. Em meu mandato, vamos seguir defendendo os interesses do segmento de transporte rodoviário brasileiro e de nossos fabricantes associados e dar continuidade aos trabalhos que estão em andamento, além de abrir novas frentes”, disse o presidente da Anfir.

Por mais infraestrutura

Uma das bandeiras antigas da Anfir que continuará sendo trabalhada pelo novo presidente é o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária do Brasil. “O modo rodoviário é de extrema importância para o transporte brasileiro, mas apenas 21,5% das estradas de nosso País são pavimentados. Temos muito o que fazer ainda em infraestrutura, precisamos incentivar a ampliação da área pavimentada de nossas estradas. Assim teremos um transporte mais seguro e eficiente”.

Sprícigo considera que a indústria dos caminhões e implementos no Brasil é bem desenvolvida e oferece produtos de alta qualidade, em contraponto à falta de boas rodovias. “Os caminhões e implementos rodoviários fabricados no Brasil estão entre os melhores do mundo, temos modelos e equipamentos com tecnologia atualizada em relação à Europa e contamos com sistemas avançados como o EBS, de frenagem eletrônica. A missão agora é trabalhar em um amplo plano de renovação de frota para que o caminhoneiro que está com seu veículo desatualizado possa atualizar seu equipamento para fazer melhor seu trabalho de transportar as riquezas da economia brasileira”, complementa o dirigente.

Desafios da Anfir

Ao assumir a presidência da Anfir, José Carlos Sprícigo se depara com uma crise sem precedentes provocada pela pandemia. Os problemas de fornecimento de aço e pneus tiram o sono do fabricante de implementos rodoviários brasileiro, que conta com o apoio da entidade para encontrar soluções. Recentemente, uma associada da Anfir fez a importação de milhares de pneus para seus implementos direto da Índia. “Realmente a questão dos pneus é a mais grave. Tivemos que recorrer a uma solução de fora do Brasil para permitir que nossos associados entreguem seus implementos para os clientes. Tem também a questão do aço, que é a maior de todos os tempos. Hoje, o preço do aço está com aumento da ordem de 130%. Contamos com nossa atuação na interlocução com o Governo e com as associações que representam os nossos fornecedores para buscar a solução destes e outros problemas o mais rapidamente possível. Participamos de grupos de discussões e de debates com os fabricantes de aço e também com o Ministério da Economia. A Anfir segue trabalhando fortemente para cumprir o seu papel”, conclui o entrevistado.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS