Grupo BIG expande o uso de caminhões a gás da Scania

Grupo BIG expande o uso de caminhões a gás da Scania

Grupo de supermercados, ex-Waltmart Brasil, usa os serviços da Transmaroni para o transporte de seus produtos com caminhões movidos a gás e quer cortar a emissão de gases poluentes e de ruídos

Ônibus Scania a GNV e Biometano começa a rodar em Curitiba
Empresas querem caminhões a gás em suas operações
Scania dá um gás nas tecnologias de energias mais limpas

Pouco a pouco novas empresas estão entrando para a tendência de mitigação da emissão de poluentes no transporte de cargas e do uso de combustíveis alternativos. Agora, o Grupo BIG, ex-Waltmar Brasil, anunciou que vai começar as operações com os caminhões a gás da Transmaroni e suas movimentações de produtos.

Segundo o grupo de supermercados, os caminhões a gás da Scania operados pela Transmaroni vão dar suporte à sua logística, fazendo a transferência de produtos nas regiões metropolitanas de São Paulo e Recife, em Pernambuco. “Anunciamos a introdução de caminhões de grande porte movidos a gás natural em nossa frota de transportes. Além do ganho de eficiência, com a utilização do combustível de menor custo em comparação com o diesel, a iniciativa visa a reduzir a emissão de carbono e ruídos sonoros pelas nossas operações. O primeiro caminhão começou a operar no início de abril e prevemos a incorporação de mais dois caminhões desse tipo para fazer parte do programa piloto nos próximos meses”, diz o comunicado do Grupo BIG.

O mesmo comunicado informa que a decisão foi motivada pela redução dos ruídos proporcionada por este modelo de caminhão, além do menor consumo, menor custo do combustível e redução de até 80% na emissão de poluentes na atmosfera.

Feitos para o transporte no Brasil

Os caminhões que estão sendo usados pelo Grupo BIG são do modelo G 410 6×2 da Scania, projetados e fabricados no Brasil, na unidade de São Bernardo do Campo (SP). Com os cilindros de gás e em operações rodoviárias, o caminhão tem autonomia de até 450 quilômetros e pode ser reabastecido em cerca de 30 minutos.

“A Transmaroni comprou 11 caminhões G 410 6×2 a gás, e se tornou a transportadora a adquirir o maior lote até o momento. As conversas começaram na Fenatran e amadureceram ao longo dos meses. Trata-se de um grupo com muita visão de futuro e de ações concretas de sustentabilidade”, diz Sílvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania Brasil.

Curiosidades sobre o caminhão

O motor é um Scania que trabalha de forma diferente do ciclo diesel. Ele é ciclo Otto, mas, segundo Silvio Munhoz, é construído com 80% dos materiais, componentes e peças do motor a diesel. “O motor diesel trabalha com uma taxa de compressão maior e o bloco tem uma resistência grande. No gás, a explosão é mais fraca, o que faz com que a estrutura do motor e sua resistência sejam muito superiores ao necessário para este tipo de motor. Com isso, ele vai ter muita durabilidade”, disse o executivo.

Estes motores têm as mesmas tecnologias dos motores a diesel da nova geração Scania. Uma delas é a injeção de combustível em altíssima pressão, a XPI, que otimiza a queima em vários pontos da injeção e trabalha com uma pressurização para aumentar a combustão. Além disso, o bloco do motor é feito de um composto que usa grafeno, uma das formas mais duras do carbono.

O cilindro não explode. Ele não se comporta como aqueles instalados em oficinas “boca de porco”, utilizando gambiarras e materiais baratos. Os cilindros de alta compressão são ultra resistentes e garantidos pela Scania. De acordo com a fabricante, por enquanto, muitos cilindros ainda são importados, porque os fornecedores brasileiros estão gerando capacidade de produção para dar conta da demanda. São equipamentos e materiais homologados e testados à exaustão e não vão “explodir por aí ferindo pais de família”.

Grupo BIG

O Grupo BIG é o grupo econômico que antes operava a marca Walmart no Brasil. Ao todo, eles têm uma rede de 374 lojas com sete bandeiras de supermercados: BIG, BIG Bompreço (hipermercados), Super Bompreço e Nacional (supermercados), Maxxi Atacado, Sam´s Club, TodoDia e postos de combustíveis. Suas lojas estão espalhadas por 18 Estados e no Distrito Federal e sua atuação no mercado tem destaque nas regiões Sul e Nordeste.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS