Fleetboard da Mercedes-Benz vai atuar no combate ao roubo de cargas

Fleetboard da Mercedes-Benz vai atuar no combate ao roubo de cargas

Parceria com a Sascar, gigante do rastreamento que faz parte do Grupo Michelin, vai adicionar serviços de gerenciamento de risco ao sistema de telemetria da Mercedes-Benz

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A conectividade veio para ficar. Ela ajuda o transportador a tirar o melhor da máquina, a trazer rendimento por meio da gestão das frotas e dos recursos utilizados. O serviço de telemetria da Mercedes-Benz, batizado de Fleetboard, é um exemplo disso.

O equipamento faz a comunicação entre o veículo e uma central para coletar os dados da operação e da performance do caminhão ou do ônibus e permite uma gestão de frota precisa, visando o gerenciamento dos custos e os resultados da operação.

Mas, e a segurança? O Fleetboard também é um rastreador que ajuda a mitigar os riscos de roubo de cargas ou do veículo? A resposta, a partir de agora, é sim! E a pergunta é pertinente, já que no Brasil o roubo de cargas representa um prejuízo da ordem de R$ 1,2 bilhão por ano, com mais de 18 mil ocorrências por ano, segundo levantamento feito pela NTC&Logística, associação que representa as empresas de transporte nacionalmente. Isso corresponde a dois roubos de cargas a cada hora.

Parceria de peso

Para atender seus clientes com uma solução de gerenciamento de risco, Mercedes-Benz aliou-se à Sascar, empresa de telemetria, conectividade e rastreamento do Grupo Michelin. A parceria vai adicionar novas qualidades ao sistema Fleetboard. E isso aconteceu graças ao fato de a fabricante de caminhões e ônibus ouvir as estradas. Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, ninguém sabe mais o que quer do que os motoristas e frotistas. “O time da Mercedes-Benz tem muita gente em contato com os clientes para capturar as informações do que eles demandam. Ouvir as estradas tem sido uma grande experiência para a Mercedes-Benz, porque compartilhamos essa responsabilidade com os mais de 10 mil colaboradores da empresa e eles entendem que nós temos o objetivo de entregar o melhor para o cliente, que está lá na ponta. Trabalhamos para o cliente. Tudo o que se faz dentro da empresa é para melhorar a qualidade e o tempo de resposta para os clientes. Não é um trabalho fácil, capturar todas essas informações, mas sabemos que, com isso estamos no caminho de entregar uma experiência cada vez melhor para quem move o mundo. O cliente nos questionava o porquê de ter dois equipamentos de comunicação no caminhão. Se há um equipamento com alta capacidade de computação, que é o Fleetboard, por que não adicionar a segurança neste serviço. Com a Sascar, temos a certeza de que encontramos o parceiro certo para isso e estamos associando nossa marca com a deles para entregar este tipo de serviço ao cliente. Com certeza esta foi uma demanda dos clientes”, explica o executivo em entrevista à nossa reportagem.

Roberto Leoncini, vice-presidente da Mercedes-Benz

Vendas on!

A Mercedes informou que sua rede de concessionários iniciou a venda do Fleetboard powered by Sascar em março deste ano. E já tem cliente que comprou: a operadora logística STP Log, de Goiânia (GO), foi a primeira a fazer a aquisição do sistema em 20 caminhões Actros de sua frota. A expectativa é chegar a 100 caminhões monitorados. A fabricante fiz que está trabalhando em sua rede para oferecer a nova tecnologia e o novo serviço em todo o Brasil, com o objetivo de fazer com que os clientes da marca possam rodar com mais segurança e a máxima eficiência que a parceria possa oferecer.

Como funciona?

O sistema Fleetboard operado em parceria com a Sascar utiliza uma tecnologia híbrida de comunicação, com sinal de telefonia celular e também via satélite. Onde não houver cobertura da rede de telefonia móvel, o sistema satelital entra em ação e faz o monitoramento. A central da Sascar trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, dando apoio à localização dos caminhões em caso de roubo ou furto, com cobertura nacional. O sistema consegue cumprir as regras do plano de gerenciamento de risco e também opera os atuadores do caminhão, como as travas das portas da cabine e do baú, o sensor de desengate da carreta ou de abertura da porta do baú.

Os clientes Mercedes-Benz interessados em adquirir o novo sistema podem encontrar o Fleetboard powered by Sascar em toda a rede de concessionárias da marca.

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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