Fato histórico: caminhão elétrico da JAC aparece entre os leves mais vendidos do Brasil

Fato histórico: caminhão elétrico da JAC aparece entre os leves mais vendidos do Brasil

Modelo iEV1200T, movido a bateria e com 7,5 toneladas de Peso Bruto Total, é o oitavo caminhão leve mais vendido do Brasil, com 19 emplacamentos até 31 de março

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EXCLUSIVA TRANSPORTA BRASIL – Pela primeira vez na história, um caminhão elétrico aparece na lista dos dez mais vendidos por categoria, segundo levantamento da Fenabrave, que é a federação dos distribuidores de veículos no Brasil. O modelo iEV1200T da JAC Motors, fabricado na China, é o oitavo caminhão leve mais vendido do Brasil, com 19 emplacamentos em 2021, até o dia 31 de março. Isso corresponde a 0,78% de participação de mercado, à frente de outros modelos a diesel consagrados.

E vai ter mais. De acordo com Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, em um papo exclusivo com o Transporta Brasil, a perspectiva é fechar o ano com mais de uma centena de unidades do caminhão elétrico vendidas, entregues e emplacadas. “O caminhão urbano elétrico tem a vantagem de rodar poucos quilômetros por dia e, durante a noite, eles não operam. Isso faz com que este tipo de veículo 100% elétrico transforme as questões de tempo de recarga e autonomia em vantagens, já que ele vai rodar durante o dia e ficar parado de noite, para carregar. Ninguém recebe carga durante a noite. Isso faz com que o caminhão urbano elétrico seja muito eficiente e se encaixe perfeitamente em vários tipos de operações. Temos tido muitos clientes fazendo pedidos e a nossa expectativa é terminar 2021 com 150 unidades emplacadas”, diz o executivo.

Caminhão urbano

O modelo iEV1200T da JAC Motors é um caminhão com PBT de 7,5 toneladas e carga útil de até quatro toneladas. Segundo a JAC, ele tem motor 100% elétrico zero emissão e zero ruído com potência equivalente a 177 cavalos e torque de 1.200 Nm. Ele é alimentado por baterias de fosfato ferro-lítio que permitem que o caminhão rode até 180 quilômetros com carga máxima e no limite do peso.

A recarga da bateria pode ser feita em até 11 horas no sistema de carga lenta e, no sistema de carga rápida, em empresas grandes frotistas que possam dispor desta infraestrutura, com um carregador de 40 kWh, a carga completa do iEV1200T pode ser feita em até duas horas. De acordo com a JAC Motors, o caminhão elétrico iEV1200T custa R$ 349.900,00.

Demanda aquecida

O crescimento do e-commerce e as mudanças de filosofia do mundo corporativo estão gerando a demanda para este tipo de caminhão no Brasil e no mundo. Cada vez mais, transportadoras, operadores logísticos, indústrias e embarcadores estão comprometidos com a redução e até mesmo a mitigação da emissão de poluentes à atmosfera com a queima de combustíveis fósseis. “As empresas estão preocupadas com a questão ambiental e, junto com isso, acabam levando uma grande economia para dentro de seus portões, pois o caminhão elétrico urbano é um conceito que veio para ficar. É só fazer as contas”, conclui Habib.

A JAC Motors informou que já tem dezenas de clientes fazendo pedidos de seu caminhão elétrico. Entre as empresas que já compraram o iEV1200T estão as gigantes da distribuição de encomendas expressas DHL Express, Braspress e Rodonaves, grandes distribuidores de carga própria, como a PepsiCO e empresas de logística e infraestrutura viária, como a Manlog e a concessionária Entrevias, que vai usar o caminhão para o atendimento de emergência aos usuários. Quem também comprou o elétrico para usar como guincho é a seguradora Porto Seguro.

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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