Daimler e Volvo juntas para o transporte do futuro

Daimler e Volvo juntas para o transporte do futuro

Dois dos maiores grupos da indústria de veículos comerciais do mundo concluem a joint venture para a produção de células de combustível para o transporte pesado

Mercedes-Benz registra salto nas exportações para a América Latina
DAF amplia sua rede de revendas
Todo mundo se encontra na Fenatran

A Volvo e o grupo Daimler, dono da Mercedes-Benz, concluíram as ações para seu trabalho conjunto em busca de novas tecnologias para a produção de células de combustível para o transporte pesado. Células de combustível são essenciais para a eletrificação do transporte, pois, por meio do uso de hidrogênio, liberam eletricidade para impulsionar os novos caminhões emissão zero das duas empresas.

A join venture criada foi batizada de “cellcentric GmbH & Co. KG”. Para a criação da nova empresa, o Grupo Volvo adquiriu 50% das participações da parceria na empresa Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG por cerca de 0,6 bilhões de euros à vista e livre de dívidas.

O objetivo dos dois parceiros é tornar a nova empresa uma fabricante líder global de células de combustível e, assim, ajudar o mundo a dar um grande passo em direção ao transporte sustentável e neutro para o clima até 2050. O Grupo Daimler e o Grupo Volvo concordaram em renomear a empresa como “cellcentric GmbH & Co. KG”.

A joint venture irá desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações. O objetivo das duas empresas é começar com testes em clientes de caminhões com células a combustível em cerca de três anos e iniciar a produção em série durante a segunda metade desta década.

“Fifty-fifty”

O Grupo Daimler e o Grupo Volvo têm participação igual na joint venture, mas continuam a ser concorrentes em todas as outras áreas, como tecnologia de veículos e integração de células de combustível em caminhões.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS