Novo ônibus Mercedes-Benz transporta até 100 passageiros com apenas dois eixos

Novo ônibus Mercedes-Benz transporta até 100 passageiros com apenas dois eixos

Configuração 4x2 do novo chassi O 500 R 1830 da fabricante paulista é a novidade em um veículo que pode receber carrocerias de até 14 metros

MAN TGX sai com 0% de entrada até o final de agosto
Mercedes-Club comemora um ano de lançamento
Mercedes-Benz Actros com motor a GNC e transmissão Allison é apresentado na Espanha

Apesar da crise do vírus e dos problemas que o isolamento social traz para quem opera o transporte de passageiros, a Mercedes-Benz apresentou nesta quarta (17) uma novidade para o segmento de ônibus urbanos. A fabricante acaba de lançar o novo chassi Super Padron O 500 R 1830, segunda a empresa, o maior chassi de ônibus 4×2 do mercado brasileiro.

O novo veículo pode ser equipado com carrocerias de até 14 metros e, segundo a Mercedes-Benz, pode transportar o mesmo número de passageiros, até 100 pessoas, que os modelos concorrentes 6×2, com três eixos e 15 metros de comprimento. Ele tem motor Mercedes-Benz OM 926 LA com potência de até 310 cavalos e Peso Bruto Total de 19.600 quilos.

“Com esse lançamento, passamos a oferecer às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4×2 de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros da concorrência”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com a Mercedes, o modelo é indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas, como, por exemplo, as capitais estaduais Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Curitiba, além de outras grandes cidades.

Dentre as vantagens do 4×2, a fabricante destaca a não necessidade de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2), o que também se traduz em menor custo de manutenção, contribuindo para a redução do consumo de combustível.

Permite até 5 portas

O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920 mm, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes.

Os clientes podem escolher entre três versões de layout do novo Super Padron O 500 R 1830 4×2. A de maior comprimento da carroceria, com 14 metros, pode ser configurada para até 95 passageiros (64 em pé, 30 sentados e 1 cadeirante), ou 90 passageiros (60 em pé, 29 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. As duas opções são indicadas para linhas mais longas, em que as pessoas ficam mais tempo sentadas.

Uma outra versão de carroceria de 13,6 metros tem capacidade para até 100 passageiros (76 em pé, 23 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. A maior lotação é indicada para linhas com maior frequência de embarque e desembarque. As propostas de layout são flexíveis para os operadores e as empresas de ônibus, que podem elaborar diversas combinações internas para melhor atender o transporte da sua cidade.

Alto conforto

O Super Padron Mercedes-Benz é equipado com câmbio automático ZF Ecolife AP1200 de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa. Além, disso, tem suspensão totalmente pneumática, com 2 bolsões de ar na dianteira e 4 bolsões de ar na parte traseira. Isso traz comodidade e bem-estar a bordo para os passageiros e conforto de dirigibilidade para o motorista.

Ele sai de fábrica com sistema de ajoelhamento da suspensão. Além disso, a posição do motor na traseira aumenta a área de balanço dianteiro do ônibus e produz menos ruído, o que facilita o acesso e também proporciona maior conforto para os motoristas. Tem freios a disco, EBS e freio-motor auxiliar Top Brake da Mercedes-Benz.

“O Super Padron também traz novos recursos para o motorista, como o volante multifuncional com teclas, evitando que ele tire as mãos do volante para navegar no painel. Além disso, a coluna de direção regulável oferece mais ergonomia para o condutor do veículo”, afirma Walter Barbosa. “E mais: o novo recurso Eco Suporte do painel de instrumentos auxilia para uma condução mais econômica durante a operação. Isso se dá por meio de quatro pontos de acompanhamento: meta de consumo de combustível, rotação do motor, velocidade máxima e pressão do turbo compressor”, conclui o executivo.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS