DAF traz nova linha de caminhões CF para o Brasil

DAF traz nova linha de caminhões CF para o Brasil

Família traz um cavalinho mecânico com opções de eixos, um DAF CF com chassi rígido e um modelo bitruck 8x2. Nova motorização com o motor PACCAR MX11 foi reconfigurada para aumentar a performance

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A DAF está com novidades no mercado brasileiro. Desta vez, o lançamento é na família CF, de caminhões semipesados. A família vem para completar a linha DAF, que lançou ano passado os caminhões extrapesados XF.

Nova motorização

As novidades começam no motor. A maioria dos modelos da nova família CF da DAF é equipada com o motor PACCAR MX11, de 10,8 litros. Segundo os executivos da empresa, a engenharia da PACCAR trabalhou no motor para que ele tenha desempenho similar ao antigo modelo de 13 litros. As opções de potência são de 410 e 450 cavalos. “Trabalhamos a taxa de compressão do motor de 11 litros para que ele entregue o mesmo torque do nosso MX13 anterior. Isso traz economia de combustível. Além disso, o nosso trem de força traz a transmissão automatizada TraXon, da ZF, de 12 velocidades, que foi feita para trabalhar com o motor em rotações mais baixas para gastar menos e proporcionar trocas rápidas e suaves”, disse o diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF no Brasil, Jano Broeze.

A família traz as versões de cavalos mecânicos rodoviários 4×2 e 6×2 e também caminhões de chassi rígido, com opção de bitruck 8×2. De acordo com a DAF, o projeto do novo CF brasileiro foi desenvolvido em parceria com o time internacional da empresa, na Holanda. “A chegada do novo CF é mais um marco na nossa história no Brasil, renovando totalmente o line up da DAF no país. Somado a isso, estamos ingressando em um novo segmento, de caminhões rígidos, voltados a operações rodoviárias e distribuição, permitindo a expansão da nossa participação no mercado nacional. Em 2020, crescemos 38% no segmento acima de 40 toneladas, com 8,2% em comparação ao ano anterior e vamos manter a curva de crescimento da marca em 2021”, afirma Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

Bitruck 8×2

Popular no segmento de semipesados no Brasil, esta configuração com dois eixos direcionais tem mercado garantido e a DAF sabe disso. A versão bitruck do novo CF traz a configuração de eixos 8×2 e o motor MX11 de 410 cavalos, trabalhando com a TraXon da ZF, com 12 velocidades.

De acordo com a DAF, o novo motor, que é produzido em Ponta Grossa (PR), é construído em bloco de ferro fundido vermicular (CGi) para ser 180 kg mais leve do que seu antecessor de 13 litros. O torque máximo é de 2.100 Nm a 900 rpm e o sistema de injeção é Common Rail.

Este motor traz turbocompressor VGT de geometria variável e tecnologia multitorque da DAF, para trabalhar por maior tempo na última marcha. O Novo DAF CF rígido conta ainda com segundo eixo direcional e entre eixos de 6.400 mm, o que o torna ainda mais versátil. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, com aplicação ideal em baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos.

“O Novo CF traz muitos itens de segurança do nosso carro-chefe, o Novo XF. A soma destes dispositivos, com o trabalho excepcional do conjunto mecânico, faz do Novo CF um caminhão muito econômico, robusto, seguro e confortável. Este é um conjunto de qualidades inédito nesta categoria, elevando o patamar do segmento de rígidos no Brasil”, finaliza Broeze.

CF rodoviário e off-road

Dentre as versões apresentadas pela DAF na nova família de caminhões semipesados CF estão os modelos rodoviários e os fora-de-estrada. O CF rodoviário, 4×2 ou 6×2, vem equipado com o novo motor PACCAR MX11, com potências de 410 cv ou 450 cv.

Para os fora-de-estrada, a DAF escolheu seu motor de 13 litros, o PACCAR MX13, o mesmo usado na linha XF, na versão de 480 cavalos e o caminhão tem redução nos cubos das rodas, exigência para aplicações off-road como cana e madeira.

O Novo CF rodoviário é comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna. O caminhão tem acabamento superior e prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, com impactos diretos na segurança.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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