Aeroporto de Belém (PA) recebe voo de cargueiro gigante Antonov

Aeroporto de Belém (PA) recebe voo de cargueiro gigante Antonov

Modelo An-124 tem capacidade de carga de até 150 toneladas e pode voar com carga máxima por até cinco mil quilômetros sem pousar

Boeing 787 Dreamliner tem voos suspensos em três continentes após falhas
Kuehne + Nagel lança nova solução para a logística farmacêutica
Plano de expansão da Lufthansa prevê investimento de mais de R$ 146 milhões

O Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, recebeu nesta quinta (26) a visita do segundo maior avião cargueiro do mundo. Estamos falando do Antonov An-124, um dos onze da exclusiva frota da empresa aérea ucraniana Ruslan Airlines. A aeronave pousou trazendo uma carga de equipamentos de mineração para a Vale provenientes da Austrália. Os equipamentos seguiram viagem carregados em caminhões para o interior do Pará.

Segundo a Infraero, o voo foi a primeiro de quatro operações cargueiras de grande porte que vão acontecer até o começo de março. Estão previstas as chegadas de mais dois voos do Antonov An-124 e um com o Boeing 747-400F.

Operação especial

A Infraero, que administra o aeroporto de Belém, informou que preparou um esquema especial para a chegada do cargueiro gigante. Um dos procedimentos foi o uso de caminhonetes para orientar a tripulação da aeronave durante o taxiamento pelas vias corretas até chegar à rampa de descarga. “Mesmo com toda estrutura que o Aeroporto Internacional de Belém oferece, a chegada de cargueiros como estes exige um planejamento prévio e coordenado, que leva em conta todos os detalhes da operação – da aeronave à carga que está sendo transportada, passando pelos veículos que levarão as mercadorias até seu destino final. Tudo para garantir a segurança desta e das demais operações do aeroporto”, explica o superintendente em exercício do Aeroporto Internacional de Belém, Rodrigo Garcia.

A última vez que Belém recebera um Antonov An-124 foi em julho de 2015.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS