Aeroporto de Belém (PA) recebe voo de cargueiro gigante Antonov

Aeroporto de Belém (PA) recebe voo de cargueiro gigante Antonov

Modelo An-124 tem capacidade de carga de até 150 toneladas e pode voar com carga máxima por até cinco mil quilômetros sem pousar

Diretor da CargaViva Export comenta sobre transporte aéreo de animais
Airbus supera meta de encomendas para 2015
Oito países marcam presença na Expo Aero Brasil 2012, em São José dos Campos (SP)

O Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, recebeu nesta quinta (26) a visita do segundo maior avião cargueiro do mundo. Estamos falando do Antonov An-124, um dos onze da exclusiva frota da empresa aérea ucraniana Ruslan Airlines. A aeronave pousou trazendo uma carga de equipamentos de mineração para a Vale provenientes da Austrália. Os equipamentos seguiram viagem carregados em caminhões para o interior do Pará.

Segundo a Infraero, o voo foi a primeiro de quatro operações cargueiras de grande porte que vão acontecer até o começo de março. Estão previstas as chegadas de mais dois voos do Antonov An-124 e um com o Boeing 747-400F.

Operação especial

A Infraero, que administra o aeroporto de Belém, informou que preparou um esquema especial para a chegada do cargueiro gigante. Um dos procedimentos foi o uso de caminhonetes para orientar a tripulação da aeronave durante o taxiamento pelas vias corretas até chegar à rampa de descarga. “Mesmo com toda estrutura que o Aeroporto Internacional de Belém oferece, a chegada de cargueiros como estes exige um planejamento prévio e coordenado, que leva em conta todos os detalhes da operação – da aeronave à carga que está sendo transportada, passando pelos veículos que levarão as mercadorias até seu destino final. Tudo para garantir a segurança desta e das demais operações do aeroporto”, explica o superintendente em exercício do Aeroporto Internacional de Belém, Rodrigo Garcia.

A última vez que Belém recebera um Antonov An-124 foi em julho de 2015.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS