Volvo inicia vendas de caminhões elétricos nos EUA e Canadá

Volvo inicia vendas de caminhões elétricos nos EUA e Canadá

Na Europa, a empresa já havia confirmado a venda da gama completa de caminhões movidos a energia elétrica em 2021

Coluna Autos Giros 2020 – ed #04 – com Daniel Jacques
Mercedes-Benz está de casa nova em Bauru (SP)
Volvo chega à marca de 4 mil ônibus na cidade de SP

A Volvo da América do Norte anunciou no final de dezembro que vai iniciar em 2021 as vendas de seus caminhões elétricos nos Estados Unidos, Canadá e México. A produção do modelo Volvo VNR Electric também começa este ano.

De acordo com a Volvo, o novo caminhão VNR Electric foi projetado para aplicações de distribuição regional e já está disponível para comercialização na América do Norte. Equipado com motores com potência equivalente a 455 cavalos, alimentados por baterias de íon-lítio de 264 kWh, o veículo pode ser recarregado em até 80% em apenas 70 minutos, o suficiente para uma autonomia de até 240 km, dependendo da configuração do caminhão.

Freios regenerativos

Parte da energia dissipada nas frenagens é regenerada para ajudar na recarga das baterias. Outro benefício é a operação silenciosa, que traz mais conforto para os motoristas e contribui para reduzir o impacto sonoro da operação de transporte.

“O lançamento do VNR Electric é nossa resposta a uma necessidade concreta de nossos clientes em toda América do Norte, que está para além de fornecer um caminhão para teste-piloto, mas sim uma solução que contemple todo o ciclo de vida do veículo”, afirma Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “ Nosso modelo de negócio avalia tudo o que veículo de carga elétrico precisa para uma operação viável. Nós trabalhamos de forma conjunta com nossos clientes num planejamento que, além do veículo, envolve um amplo sistema de suporte”, acrescenta.

O novo VNR Electric terá um papel fundamental para ajudar os frotistas a reduzirem significativamente suas emissões para atingir objetivos ambiciosos de sustentabilidade. “Em todo o planeta a Volvo está liderando a corrida da eletrificação. Ao introduzir uma linha robusta de caminhões 100% elétricos na Europa e na América do Norte estamos cumprindo nosso compromisso de ditar o rumo de nossa indústria rumo a um futuro mais sustentável”, diz Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS