VLI celebra uma década de operações com R$ 9 bi investidos

VLI celebra uma década de operações com R$ 9 bi investidos

Empresa especialista na integração de terminais, ferrovias e portos conta atualmente com 7,5 mil trabalhadores

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A VLI, importante operadora logística que trabalha com a integração entre terminais, ferrovias e portos para a movimentação de diversos tipos de cargas e produtos está comemorando 10 anos de operações.

De acordo com os dados da empresa, em uma década, a VLI movimentou mais de 300 milhões de toneladas pelos trilhos da Ferrovia Centro-Atlântica e do Tramo norte da Ferrovia Norte-Sul. Em 2011, eram cerca de 13 mil vagões e 500 locomotivas. No último ano, foram contabilizados mais de 22 mil e 800, respectivamente.

Toda esta estrutura está voltada para atender grandes clientes do agronegócio, siderurgia, construção e o setor de industrializados na movimentação de produtos e insumos utilizando os modais rodoviário, ferroviário e marítimo.

Ferrovias brasileiras

O modal ferroviário é apontado por especialistas como o mais adequado para movimentar grandes volumes. Um vagão graneleiro, por exemplo, comporta, em média, mais de 70 toneladas enquanto um caminhão bi-trem carrega somente 36 toneladas. No cenário brasileiro, a prática de conectar rodovia e ferrovia representa mais velocidade no escoamento das cargas. O papel dos terminais é essencial. Antes dessas unidades centralizarem os volumes dos caminhões, o processo de embarque nas composições era disperso e resultava em longos intervalos para formar o trem.

A cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, sedia o primeiro terminal da VLI. Por lá, um processo que durava 72 horas sem o terminal passou a durar, em média, sete horas. O modelo foi replicado. Outros cinco ativos posicionados em regiões estratégicas de Minas Gerais, São Paulo e Tocantins foram construídos e adotam o sistema para movimentar grãos, açúcar e fertilizantes. Juntas, essas unidades podem receber mais de 25 milhões de toneladas por ano.

A VLI opera as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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