Daimler Truck AG apresenta sistema de abastecimento de hidrogênio líquido para caminhões

Daimler Truck AG apresenta sistema de abastecimento de hidrogênio líquido para caminhões

Parceria com a Linde vai dar condições para o desenvolvimento da próxima geração da tecnologia de abastecimento de hidrogênio líquido para caminhões com propulsão por células de combustível

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A Daimler Truck AG, dona da Mercedes-Benz, Freightliner e outras marcas de caminhões, e a Linde, gigante global de gases industriais e engenharia, vão trabalhar juntas. O objetivo é desenvolver em conjunto a próxima geração da tecnologia de abastecimento de hidrogênio líquido para caminhões com propulsão por células de combustível. Com essa parceria, elas visam tornar o processo de reabastecimento de hidrogênio tão fácil e prático quanto possível.

Tecnologia de ponta

Juntas, as empresas vão se concentrar em um novo processo para lidar com hidrogênio líquido (hidrogênio líquido “sub-resfriado”, “tecnologia sLH2”). Essa abordagem inovadora permite que o abastecimento seja feito com maior densidade, maior autonomia, mais rápido e com maior eficiência energética. O novo processo vai usar níveis de pressão mais altos do que a do ambiente e controle de temperatura especial, evitando os chamados efeitos de fervura e “retorno do gás” (gás do tanque do veículo que retorna ao posto de abastecimento) durante o reabastecimento e não exigirá uma complexa comunicação de dados entre o posto de gasolina e o caminhão durante o reabastecimento. Em geral, a tecnologia permite conceitos mais simples de posto de abastecimento. A densidade melhorada para o armazenamento de energia é devida ao nível de pressão mais alto que o do ambiente, e aumenta a massa de hidrogênio no tanque.

As empresas planejam fazer o primeiro reabastecimento de um veículo protótipo em um posto piloto na Alemanha, em 2023. A Daimler Truck AG e a Linde estão planejando alto nível de transparência e abertura em torno das interfaces relevantes das tecnologias desenvolvidas em parceria. Ao permitir que o maior número de empresas possível venha a desenvolver suas próprias tecnologias de reabastecimento e veículos que apliquem o novo padrão de hidrogênio líquido, um mercado de massa global deverá ser estabelecido para o novo processo.

“Nós, da Daimler Truck AG, buscamos implementar nossa visão de transportes livres de emissões de CO2 no futuro. A célula de combustível à base de hidrogênio é uma tecnologia chave, de importância estratégica, neste contexto. Mediante nossa colaboração com a Linde, que entra como especialista em tecnologia de reabastecimento de hidrogênio, queremos aumentar a viabilidade e a aceitação na indústria de caminhões com células de combustível com base no hidrogênio. O novo processo pode aumentar ainda mais as inúmeras vantagens que o hidrogênio líquido oferece”, diz Sven Ennerst, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG para Desenvolvimento e Compras da Região da China.

A Daimler Trucks prefere utilizar o hidrogênio líquido (LH2) porque nesse estado químico a transmissão da energia tem uma densidade muito mais alta em relação ao volume do que o hidrogênio gasoso. Como resultado, os tanques do caminhão movido a célula de combustível usando hidrogênio líquido são muito menores. Além disso, devido à menor pressão, são também significativamente mais leves, proporcionando ao veículo maior capacidade de carga útil. Ao mesmo tempo, pode-se transportar mais hidrogênio, o que aumenta substancialmente a autonomia dos caminhões. Isso torna o GenH2 de série comparável aos caminhões movidos a diesel para transporte em longas distâncias, em que a demanda diária de energia é alta.

O armazenamento de hidrogênio líquido criogênico a -253 graus Celsius já é prática comum em aplicações estacionárias, por exemplo, na indústria ou em postos de abastecimento de hidrogênio. Isso também se aplica ao transporte de hidrogênio líquido como carga.

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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