Mercedes-Benz cria chassi de ônibus exclusivo para fretamento

Mercedes-Benz cria chassi de ônibus exclusivo para fretamento

Segmento de fretados sempre pediu características especiais em seus veículos e a Mercedes acaba de atender. Chassi OF 1621 traz balanço dianteiro 150 milímetros mais curto e facilidades para implementação

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A Mercedes-Benz lançou esta semana um novo chassi de ônibus. Dedicado e projetado para o transporte de passageiros no fretamento, principalmente para grandes empresas, o chassi OF 1621 traz diversas características que atendem especificamente a este mercado, com 48 assentos, 16,5 toneladas e motor OM 924 LA de 208 cavalos de potência. O câmbio é manual, Mercedes-Benz G-85, de seis marchas.

Mudanças para melhor atender

Segundo a fabricante, o projeto traz balanço dianteiro mais curto, são 150 milímetros a menos, para maior ângulo de entrada e maior facilidade de manobra em pátios e em ruas estreitas. Outra característica importante é o preparo de sistemas como os de freios e ar-condicionado para o encarroçamento.

“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento. Com esse lançamento, o nosso grande diferencial é que o inédito OF 1621 foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos, permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Com as mudanças no projeto do chassi, a Mercedes conseguiu acomodar o tanque de combustível de 300 litros, o tanque de Arla 32, as baterias, o sistema de pós-tratamento de gases e o ar-condicionado, além de outros componentes, de uma forma em que a encarroçadora não precisa mais fazer cortes ou ajustes na estrutura.

Também não precisa mais fazer cortes de longarina e cardan para o alongamento do chassi. O novo OF 1621 agiliza o processo, evitando retrabalhos e perda de material.

“A Mercedes-Benz é a primeira marca que traz para o mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo”, informa o executivo. “Esse projeto foi realizado em parceria com os encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também foram ouvidos e contribuíram com esse processo. A empresa paranaense Rimatur, por exemplo, referência nesse segmento, participou ativamente e forneceu inputs acerca da configuração do chassi. Essa visão do cliente contribuiu muito para a assertividade do desenvolvimento desse novo produto da marca”, diz Walter Barbosa.

Clientes à vista

A Rimatur, operadora do Sul do Brasil, é um dos clientes envolvidos no projeto e que, segundo a Mercedes-Benz revelou em entrevista coletiva, tem 30 chassis do modelo já encomendados. “Nossa frota opera de segunda a sábado, em três turnos, com uma média de 90 minutos entre as empresas e a residência dos seus funcionários”, diz Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur. “Em função disso, sugerimos aos parceiros da Mercedes-Benz e das encarroçadoras um ônibus que assegurasse ótima capacidade de assentos. Além disso, o balanço dianteiro curto proporciona um melhor ângulo de entrada, facilitando a manobra nas cidades, especialmente no interior dos bairros. Isso nos ajuda a cumprir horários, o que é essencial no fretamento contínuo”.

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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